Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Falta de consciência da população do Norte Araguaia ante a pandemia é tema de reunião do MP

Todos concordam que o comércio não deveria ser penalizado, visto que muitos dependem dele

28/05/2021 | 10:16 - Atualizada em 28/05/2021 | 14:31

Redação Olhar Alerta com Thaísa Santana

Falta de consciência da população do Norte Araguaia ante a pandemia é tema de reunião do MP

O Ministério Público de Porto Alegre do Norte

Foto: Reprodução

A falta de consciência da população dos municípios da região Norte Araguaia Mato-grossense ante à pandemia de Covid-19 foi pauta de uma reunião realizada pelo Ministério Público de Porto Alegre do Norte com representantes de poderes públicos das cidades, realizada na manhã de sexta-feira (28).

A redação do site Olhar Alerta participou da assembleia online, que teve início com o depoimento da médica Anna Letícia e da fisioterapeuta Antônia Lucilene, responsáveis pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Confresa, onde funciona o Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid (CAEC), as quais expressaram a situação caótica que o município está ingressando. As profissionais da saúde expuseram que apenas nesta semana, a UPA realizou quase mil atendimentos. Entre domingo (23) e quinta-feira (27), 136 novos casos foram confirmados e 1 morte ocorreu em decorrência do vírus apenas em Confresa.

Os Presidentes das Câmaras de Vereadores de Confresa, Cristiano Lorscheiter (PSD), Porto Alegre do Norte, Alex Gomes (MSB) e Cícero Romão (PSB), apresentaram as medidas impostas pelas gestões durante os últimos meses de pandemia, contudo, demonstraram indignação com o burlamento das regras por parte da população.

O Secretário de Saúde de Confresa, Elton Messias, expressou descontentamento com os moradores que continuam se aglomerando em casa e outros locais sem pensar nas consequências para a saúde pública. A ocupação dos leitos para tratamento de pacientes infectados por coronavírus na cidade está com mais de 50%. A fala foi complementada pelo médico Ederson Acunha Morales, de São José do Xingu, que contou dos casos que tem atendido de pessoas que se acidentam alcoolizadas mesmo com um decreto proibindo a venda de bebidas, além dos moradores que estão positivados para o vírus e seguem transitando normalmente pela cidade.

O Comandante da Polícia Militar, Marcos Venício, confirmou que a PM realiza a fiscalização conforme consegue, visto o pouco efetivo e o índice de criminalidade que continua alto mesmo com a pandemia.

A Promotora de Justiça Fernanda Alberton acolheu a todos os participantes, pontuou os problemas mais recorrentes nos municípios e sugeriu uma união, em especial de Confresa e Porto Alegre do Norte, para a unificação dos decretos, assim, os moradores não transitarão entre as localidades afim de burlar as medidas impostas. Ações de mídia envolvendo a imprensa local também foram pautadas e terão início ainda esta semana.

Todos concordam que o comércio não deveria ser penalizado, contudo os empresários devem exigir de seus clientes que as medidas de biossegurança devam ser postas em prática. Os consumidores devem usar máscara cobrindo boca e nariz a todo momento quando estiverem fora de casa, até para se habituarem à prática e estarem mais protegidos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet