Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Educação

Sintep Subsede de Vila Rica aciona MP para suspender atividades nas escolas do município

O ofício destaca a urgência na intervenção por parte do Ministério Público diante do cenário atual da pandemia na cidade

12/06/2021 | 08:27 - Atualizada em 12/06/2021 | 08:47

Redação Olhar Alerta

Sintep Subsede de Vila Rica aciona MP para suspender atividades nas escolas do município

Vista aérea da cidade de Vila Rica

Foto: Reprodução

Ao contrário de vários municípios da região Norte Araguaia – bem como em todo o Mato Grosso – que estão mantendo as aulas em modalidade online através de trabalho em home office, Vila Rica determinou que os profissionais da educação mantenham sua jornada de trabalho de forma presencial, dentro das escolas.
 
Diante dessa realidade, a subsede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação de Mato Grosso (Sintep-MT) acionou o Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça da cidade, em regime de urgência, para agir de modo a proteger a vida desses profissionais.
 
"Solicitamos a intervenção da Promotoria para que sejam cumpridas as determinações das Leis vigentes, com a suspensão imediata das aulas presenciais e que o trabalho dos servidores lotados nestas instituições passe a ser realizado no sistema home office (cumprimento de 100% da carga horária), visto que a escola é um espaço onde muitos profissionais contaminados estiveram trabalhando, com altos registros casos de contaminação nas últimas semanas", argumentou Milene Medeiros, presidente do Sintep Subsede Vila Rica, em documento enviado à Promotoria.
 
O ofício ainda destaca a urgência na intervenção por parte do Ministério Público diante do cenário atual da pandemia na cidade, que está, de acordo com o próprio boletim epidemiológico emitido pela Secretaria Estadual de Saúde, com a classificação de risco "muito alto" para o contágio do vírus.
 
O presidente do Sintep Mato Grosso, Valdeir Pereira, reitera que "manter os profissionais da educação confinados em um mesmo ambiente para cumprir sua jornada de trabalho, é colocar em risco a vida desses trabalhadores". "Nem o município, nem o estado possuem leitos de UTI suficientes para atender a uma demanda maior do que a que já está posta. O processo de vacinação segue lento e a única forma de resguardar a vida das pessoas, é manter o isolamento social. Essa situação é gravíssima, o prefeito e o governador estão sendo omissos em proteger essas vidas. Essa determinação para as atividades presenciais nas escolas é absurda e beira ao ridículo", criticou Valdeir.
 
O sindicalista destaca ainda que aguarda o posicionamento do Ministério Público diante dessa demanda apresentada pelos trabalhadores da educação em Vila Rica. "Os órgãos públicos, os gestores, têm de agir com responsabilidade e respeito às vidas. Enviamos esse documento à Promotoria de Justiça de Vila Rica cobrando providências urgentes e esperamos uma resposta rápida. Quanto aos trabalhadores, temos orientado que mantenham suas atividades de casa, sem expor sua saúde e de seus familiares ao risco desnecessário", disse.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet