Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Dia mundial de combate a agressão contra pessoa idosa terá ato de conscientização organizado pelo CREAS de Confresa

Ação visa explicar os tipos de violência e orientar famílias sobre o tratamento social/afetivo dos idosos

15/06/2021 | 08:34

Redação Olhar Alerta com Lucas Gawenda

Dia mundial de combate a agressão contra pessoa idosa terá ato de conscientização organizado pelo CREAS de Confresa

Há vários tipos de agressões contra os idosos, desde violência física e abandono, até violência material

Foto: Reprodução - Ilustrativa

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social está em ação de conscientização pelo Dia Mundial de Combate a agressão contra pessoa idosa, que foi instituído no dia 15 de Junho pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006.

Gilmar, um dos técnicos de referência do Creas de Confresa, entrou em contato com o Olhar Alerta para contar um pouco sobre esses tipos de agressões: “As pessoas que tinham por obrigação de cuidar e zelar do idosos que cometem vários tipos de crimes. Se aproveitam da situação do idoso, que deveriam ter uma vida digna e honrada, acabam sendo aproveitadas pela situação que se encontram (como cadeirantes, falta de condições de deslocamento independente etc), e violam esses direitos básicos cometendo crimes, como através da violência física – através de tapas, beliscões, empurrões – causando constrangimento e dor na pessoa idosa”

O técnico do CREAS explica também que o abandono é um tipo de violência bem recorrente, que é a situação onde o idoso mora na casa com familiares, e acabam sendo totalmente ignoradas, não recebem nem um tipo de atenção afetiva e social. Ele explica também que outro caso muito corriqueiro é a violência material, onde o idoso tem direito à algum benefício, mas os responsáveis se apropriam do dinheiro para utilizarem como bem entenderem.

O CREAS de Confresa, juntamente com o Conselho do Idoso, estará promovendo nesse fim de semana um ato de conscientização sobre os direitos das pessoas idosas.

Esses tipos de violência podem ser denunciados através dos canais do Disque 100, que é o principal canal de comunicação. Além do canal do Disque 100, temos também a vídeo-chamada em Libras através do site do governo federal, e também o telegram. No site, também temos o aplicativo Direitos Humanos Brasil. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet