Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Covid-19: Pesquisa aponta que vacinação evitou 40 mil mortes de idosos no Brasil

O estudo foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas

22/06/2021 | 03:58

Rádio Agência Nacional

Covid-19: Pesquisa aponta que vacinação evitou 40 mil mortes de idosos no Brasil

Sede da Universidade Federal de Pelotas, envolvida no estudo

Foto: Reprodução

Pesquisa aponta que este ano vacinação já evitou mais de 40 mil mortes de idosos pela covid-19 no Brasil. Os cálculos,indicam que se não fosse a campanha de vacinação, a tendência era que em 2021, nos seis primeiros meses, o número de mortes de idosos com mais 70 anos ultrapassaria os 90 mil. Mas foram registrados 40 mil óbitos a menos.

O estudo foi desenvolvido pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas, em parceria com a Universidade Harvard e o Ministério da Saúde.

Os pesquisadores avaliaram que o aumento da vacinação contra a covid -19 entre idosos acompanhou a redução do número de mortes. Enquanto em janeiro o número mortes de idosos por covid foi de 28% das ocorrências, em maio esse número caiu para 12%.

Um dos pesquisadores envolvidos, Cesar Victora,  professor de epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, explica que nesse mesmo período as de mortes por outras causas permaneceu estável em 30%.

Uma outra pesquisa realizada em Alagoas também indica a queda das mortes e internações por covid-19 de pessoas acima de 60 anos após a vacinação. O superintendente de Vigilância em Saúde do Estado, Herbert Charles Barro, diz que houve um impacto positivo no sistema de saúde.

A pesquisa em Alagoas indica que enquanto houve uma queda na taxa de mortalidade de idosos, foi registrado um grande aumento nas faixas etárias menores. Na última semana, dos 18 mortos pela covid no estado, seis eram pessoas abaixo de 60 anos, sendo que desses, cinco não tinham comorbidades.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet