Segunda-feira, 18 de outubro de 2021
informe o texto

Notícias | Economia

Plataforma Digital da Desenvolve MT leva crédito para todo o Estado

Em um ano, as consultas por crédito aumentaram mais de 300%; 131 municípios do Estado foram atendidos com o sistema

06/07/2021 | 07:18 - Atualizada em 06/07/2021 | 07:23

Redação Olhar Alerta

Plataforma Digital da Desenvolve MT leva crédito para todo o Estado

Mayrã Junior, empresário, na nova sede do restaurante Bom Apetite em Guarantã do Norte em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT se prepara para ser a primeira agência 100% digital do país. Na última semana, foi firmado o convênio com a empresa pública Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados para utilização do serviço de assinatura digital certificada.
 
Com isso, reduz despesas, desburocratiza o processo e garante agilidade na formalização para a tomada do crédito, sem a necessidade do cliente se deslocar até o cartório para validar a sua assinatura, enviar o contrato pelo correio, ou até mesmo se deslocar até a agência.
 
Desde o começo da pandemia do coronavírus em 2020, a agência se viu diante de um grande desafio, oferecer crédito para socorrer os empresários de Mato Grosso e atender as medidas de biossegurança para evitar a disseminação do Covid-19.
 
A plataforma digital estava em fase de teste na época, e foi uma grande aliada dos empreendedores de Mato Grosso, alcançando 131 municípios do Estado, o que significa cerca de 93% dos municípios atendidos.
 
Em um ano, as consultas por crédito na nova modalidade aumentaram em 314,59%.  Mais de 760 operações, que somam cerca de R$20 milhões liberados em concessão de crédito via plataforma.
 
De lá para cá, o processo de digitalização de tomada de crédito foi se aprimorando. A partir do CNPJ do empreendedor, atividade econômica, tempo de atividade, endereço e dados dos sócios, o sistema consegue validar os dados para prosseguir ou não, com a tomada do crédito.
O próximo passado agora é a integração do sistema com o da Junta Comercial que tornará o processo ainda mais ágil, aumentando a confiabilidade e reduzindo o tempo de coleta de validação de dados, por parte do setor de crédito.
 
Para o presidente da Desenvolve MT, há um ano a agência vem se preparando e investindo em tecnologia. “ Um dos pedidos do governador logo que assumimos foi propor uma solução inovadora que atendesse ao empreendedor. O objetivo era chegar em todos os municípios, reduzir custo e desburocratizar o processo. A nossa plataforma digital é totalmente intuitiva e simples’’, explica Jair Marques.


 
Mesmo com a plataforma, a agência continua na parceria com os agentes de crédito ligados as prefeituras, Federações e Associações Comerciais do Estado. Que vem desempenhando um trabalho importante ao empreendedor orientando, validando documentos e encaminhando as propostas de crédito via sistema.
 
É possível solicitar o crédito de qualquer município do Estado, basta ter acesso a internet e entrar no site da www.desenvolve.mt.gov.br fazer o cadastro e seguir o passo a passo.
 
Como é o caso do empresário Mayrã Júnior Pereira de Lima, proprietário do restaurante Bom Apetite, em Guarantã do Norte (distante da Capital 708km). Ele solicitou o crédito via plataforma digital e não precisou em nenhum momento se deslocar até a agência.
 
“Se eu tivesse que ir até Cuiabá acredito que não seria possível conseguir o crédito, o sistema facilitou a minha vida. A única coisa que fiz fora do sistema foi ter que validar o contrato no cartório e enviar o processo para a agência”, conta o empresário.
 
Com o crédito, o empresário se prepara para inaugurar o restaurante em novo endereço, com um ambiente totalmente aberto, arborizado para atender aos clientes com o tradicional almoço e agora com refeições para o jantar. Além de um ambiente para realizar festas e casamentos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet