Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

32% dos advogados citam lentidão da Justiça como maior obstáculo da profissão; Norte Araguaia é a região mais afetada

Pesquisa foi realizada pelo Datafolha e mostra ainda que a pandemia foi outro problema enfrentado pelos profissionais

21/07/2021 | 08:20 - Atualizada em 21/07/2021 | 08:25

O Livre - Com informações da Folha de São Paulo

32% dos advogados citam lentidão da Justiça como maior obstáculo da profissão; Norte Araguaia é a região mais afetada

Foto: Reprodução - Ilustrativa

Uma pesquisa realizada pelo DataFolha com advogados de todo o país mostra que o principal obstáculo que os profissionais enfrentam no mercado de trabalho é a morosidade da Justiça. Conforme a estatística, 32% – ou um terço do total de entrevistados – defendem este posicionamento. Em segundo lugar no ranking de dificuldades está a pandemia (16%).
 
Mato Grosso acompanha o cenário nacional, apesar dos avanços com a digitalização dos processos, afirma o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Mato Grosso, Leonardo Campos.
 
Segundo o presidente da OAB, o problema hoje está nos processos físicos e também na falta de juízes na 1ª Instância. A entidade defende que deveriam ser contratados pelo menos 35 novos magistrados porque várias comarcas do Estado estão sem juíz.


 
Campos fala que na região do Araguaia e Norte de Mato Grosso, alguns magistrados precisam absorver os processos de mais de uma comarca, o que gera a demora nas sentenças.
 
A Comarca de Confresa, por exemplo, está sem juiz e os processos estão sendo julgados em Vila Rica. Porto Alegre do Norte passa pela mesma situação e os processos estão sendo repassados para Canarana.
 
Contudo, o presidente da OAB é otimista e acredita que a melhoria vai acontecer breve, tendo em vista que 25 novos juízes serão contratados pelo Judiciário. Atualmente, eles estão na fase de seleção oral.
 
A pandemia
Algumas áreas do direito passam pela fartura trazida pela pandemia, acompanhando a resposta dos setores econômicos. O presidente da OAB relata que os profissionais que trabalham nas áreas de agronegócios, trabalhista e previdenciária tiveram aumento na cartela de clientes.
 
Já os que estavam nas demais áreas sofrem o impacto da crise econômica, entre eles o que atuam na área de família, cobranças e créditos.
 
“Muitos negócios fecharam e os proprietários, mesmo tendo de quem receber, estão sem recursos para buscar a cobrança na Justiça, por exemplo”, esclarece Campos.
 
Outro problema apontado por ele, foi o fechamento dos trabalhos em alguns períodos e o atraso ainda maior nos processos físicos, principalmente os criminais. Os cíveis iniciaram o processo de digitalização há muito tempo, então, conseguiram manter e até acelerar a velocidade das tramitações.
 


Mais dados
Além da morosidade e a pandemia, os advogados citam como obstáculos para o exercício da profissão o tratamento dos membros do judiciário (8%), o acesso aos processos (8%), problemas com a própria categoria (8%) e dificuldades de mercado (12%).
 
A pesquisa apresenta ainda que 12% dos advogados não têm nenhum entrave.
 
O Datafolha ouviu 303 advogados, das cinco regiões do país. Os resultados foram ponderados por sexo, idade e região, conforme os dados do quadro da advocacia da OAB Nacional.
 
O levantamento foi realizado por telefone de 26 de fevereiro a 8 de março e tem margem de erro de seis pontos percentuais, para mais ou para menos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet