Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

38 municípios de MT não tiveram morte por Covid-19 em julho; Canabrava do Norte e São José do Xingu na lista

12/08/2021 | 07:41 - Atualizada em 13/08/2021 | 08:10

Jornal Floripa

38 municípios de MT não tiveram morte por Covid-19 em julho; Canabrava do Norte e São José do Xingu na lista

A cidade de Canabrava do Norte, região Norte Araguaia

Foto: Reprodução

Dos 141 municípios, 38 não registraram mortes em julho. Além disso, a quantidade de mortes em julho foi menor do que junho. Quase 30% dos municípios de Mato Grosso não registraram mortes pela Covid-19 em julho deste ano. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) referentes ao período de 1° a 31 de julho.

No total, 1.066 morreram em junho e 745 em julho. Houve uma redução de 30% no número de mortes de um mês para o outro.

O avanço da vacinação pode ser um dos fatores que contribuem para essa diminuição, já que mais de 63% da população apta a ser vacinada no estado e recebeu ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Cuiabá é o município com mais casos do estado, com mais de 100 mil infectados. Além disso, o município é o 16° mais afetado em todo o Brasil. Em seguida, Rondonópolis possui mais de 34 mil infectados e Várzea Grande com 32 mil casos do novo coronavírus.

De acordo com o boletim da SES, publicado nessa terça-feira (10), foram confirmados 500.540 casos de Covid-19 em Mato Grosso e 13.056 mortes pela doença. Estão internados atualmente 1.355 pessoas em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) públicas do estado.

Atualmente, a taxa de ocupação de UTIs está em 75,35% com 139 leitos disponíveis. Já a taxa de enfermaria, 31% estão ocupadas com 664 leitos disponíveis.

Veja a lista dos municípios sem mortes por Covid:

Alto Paraguai
Araguaiana
Campos de Júlio
Canabrava do Norte
Denise
Diamantino
Feliz Natal
Figueirópolis D’Oeste
Glória D’Oeste
Itanhangá
Itiquira
Marcelândia
Nova Brasilândia
Nova Maringá
Nova Monte Verde
Nova Santa Helena
Nova Ubiratã
Novo Horizonte do Norte
Novo Mundo
Paranaíta
Planalto da Serra
Ponte Branca
Porto dos Gaúchos
Reserva do Cabaçal
Ribeirão Cascalheira
Ribeirãozinho
Rio Branco
Rondolândia
Santa Rita do Trivelato
Santo Afonso
Santo Antônio do Leste
São José do Povo
São José do Xingu
Tabaporã
Tesouro
União do Sul
Vale de São Domingos
Vila Bela da Santíssima Trindade

Vacinação

Nesta terça-feira (10), subiu para 78 o número de municípios com mais de 50% da população total imunizada contra a Covid-19. O levantamento é feito com base no número de habitantes obtidos pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE) e a quantidade de doses aplicadas contabilizado pelo Ministério da Saúde.

Porto Estrela é o município que mais vacinou em Mato Grosso, com 96% da população imunizada. Já Colniza e Cotriguaçu são os que menos vacinaram, apenas 22% da população total recebeu ao menos a primeira dose.

Há quase 20 dias, a média de vacinados nos municípios era em torno de 30% a 40% da população total vacinada. A média subiu para 40% a 50%, o que mostra o avanço no cronograma de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, já foram distribuídas 2.911.690 doses de imunizantes para os municípios de Mato Grosso. Com isso, 1.620.021 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina e 624.349 tomaram a segunda dose e a dose única.

O órgão ainda estima que cerca de 2.545.126 pessoas possuem acima de 18 anos e podem receber a vacina, de acordo com o Plano Nacional de Vacinação (PNI).

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet