Domingo, 24 de outubro de 2021
informe o texto

Notícias | Polêmicas

Lançada campanha que mostra a segurança da urna eletrônica

TSE quer mostrar que o voto é transparente, seguro e auditável

17/08/2021 | 08:12

Rádio Agência Nacional

Lançada campanha que mostra a segurança da urna eletrônica

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Começou a ser veiculada, nesta segunda-feira, a nova campanha do Tribunal Superior Eleitoral. A segurança do voto eletrônico é o destaque. O TSE quer mostrar que o voto eletrônico é transparente, seguro e que pode ser auditado. A campanha vai ser veiculada em rádios, TVs abertas e nas redes sociais da Justiça Eleitoral até o final do ano.
 
As peças informam que as urnas não são conectadas à internet, ou a qualquer outra rede, o que impede a invasão de hackers. Além disso, nenhuma fraude foi comprovada desde 1996, quando o voto eletrônico foi adotado no Brasil.
 
A campanha destaca o Boletim de Urna, que permite a auditagem da votação. Ele é um resumo impresso com o extrato dos votos recebidos pelos candidatos e partidos. O documento é emitido pela urna e fixado na porta da seção eleitoral, depois do final da votação. Qualquer pessoa pode conferir.
 
A transparência também está garantida pela realização de testes públicos, com a participação de especialistas em segurança digital, partidos políticos e instituições, como universidades, Ministério Público e Polícia Federal.
 
A campanha tem o título Urna Eletrônica: é segura, é fácil de checar, é do Brasil e, segundo o TSE, não gerou custos aos cofres públicos. A professora e escritora Djamila Ribeiro é quem apresenta as peças publicitárias.
 
Vale lembrar que a Câmara dos Deputados rejeitou uma Proposta de Emenda à Constituição para implantar o voto impresso no país. Com isso, o sistema eletrônico está mantido para as eleições de 2022.

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • guiomar priamo 17/08/2021 | 09:34

    NAO CONFIO NUNCA... VOTO IMPRESSO É 100X MAIS CONFIAVEL

  • guiomar priamo 17/08/2021 | 09:31

    NAO CONFIO NUNCA... VOTO IMPRESSO É 100X MAIS CONFIAVEL

 
Sitevip Internet