Sábado, 20 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Com 41,6°C, São Félix do Araguaia registra maior temperatura do Brasil

A previsão é que a máxima continue entre 39°C e 40°C em São Félix do Araguaia até o fim de semana

28/08/2021 | 07:24

Redação Olhar Alerta

Com 41,6°C, São Félix do Araguaia registra maior temperatura do Brasil

A cidade de São Félix do Araguaia, região Norte Araguaia

Foto: Reprodução

São Félix do Araguaia registrou a temperatura mais alta do Brasil na tarde desta quinta-feira (26), conforme dados divulgados pelo Climatempo, com base nos números registrados pela estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município atingiu 41,6°C.

Além do calor intenso, a unidade relativa do ar também tem prejudicado a vida da população do município. Nesta semana, a umidade varia entre 18% e 40% na região. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que fique entre 60% e 80%.

Segundo o Inmet, na região, há um aviso meteorológico especial de onda de calor (período de cinco dias ou mais no qual as temperaturas máximas diárias ultrapassam ao menos 5°C em relação à climatologia/média para o período).

A previsão é que a máxima continue entre 39°C e 40°C em São Félix do Araguaia até o fim de semana.

Recorde na capital

Cuiabá também bateu recorde de calor neste mês. Na terça-feira (17), a capital registrou 40,4°C. Essa foi a temperatura mais alta registrada na cidade neste ano.

O recorde anterior era do dia 9 de janeiro, quando os termômetros marcaram 39°C.

Riscos de incêndio

A falta de chuva prolongada deixa o ar e o solo seco. Segundo a instituição, essa falta de umidade faz com que a vegetação fique muito seca e mais propensa a pegar fogo.

Conforme o mapa de monitoramento da instituição, todos os municípios de Mato Grosso estão com risco de incêndio em nível altíssimo.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet