Quinta-feira, 18 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Polêmicas

Justiça Federal proíbe faculdade “Facimab” de continuar ofertando cursos de graduação no Araguaia

Decisão foi proferida pelo Ministério Público Federal

28/08/2021 | 08:49 - Atualizada em 28/08/2021 | 09:58

Redação Olhar Alerta

Justiça Federal proíbe faculdade “Facimab” de continuar ofertando cursos de graduação no Araguaia

Fachada da Facimab, em Marabá-PA

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal divulgou decisão resultante de uma Ação Civil Pública contra a Faculdade De Ciências Sociais Aplicadas De Marabá – a Facimab. Na decisão, decretou-se que a instituição educacional, bem como a pessoa física de seu sócio-proprietário, Santo Reni Dos Santos Florão, suspendam imediatamente todos os cursos de graduação ofertados – tanto isoladamente quanto em parcerias com outras instituições educacionais; que interrompa-se os atos de matrículas ou seleções/vestibulares de novos alunos que não sejam de Marabá/PA – e divulgar por qualquer forma de expressão ou comunicação tais procedimentos.
 
A ação se deu por conta da instituição não ter credenciamento para ofertar aulas na modalidade de ensino à distância (EAD), e mesmo assim ter aberto turmas em algumas cidades de Mato Grosso.
 
Conforme trecho da ação: “Desta forma, a FASCIMA, por não dispor de credenciamento perante o MEC para o ensino à distância (EAD) – e quem o diz é a Coordenadora-Geral de Legislação e Normas de Regulação e Supervisão Superior (id 667127463-pág. 29/33) - encontrar-se-ia impedida legalmente de oferecer cursos de nível superior nos Municípios de Mato Grosso. Nesse mesmo contexto, por dispor de autorização do MEC para ofertar cursos de graduação apenas no município de sua sede, Marabá/PA, não poderia também promover a terceirização de suas atividades acadêmicas, pois os atos autorizativos que obtivera ostentam feição personalíssima, sendo, portanto, restritos aos estabelecimentos de ensinos para os quais tenham sido expedidos.”
 
A decisão atinge a atividade da Facimab nas cidades da região do Araguaia, incluindo Confresa.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet