Segunda-feira, 18 de outubro de 2021
informe o texto

Notícias | Variedades

Banco Central vai reduzir limite de transferências com Pix à noite

De acordo com o diretor do Banco Central, as novas restrições e medidas devem entrar em vigor nas próximas semanas

28/08/2021 | 08:59

Agência Brasil

Banco Central vai reduzir limite de transferências com Pix à noite

Foto: Reprodução - Ilustrativa

O Banco Central vai reduzir o limite de transferência do Pix à noite para R$ 1.000,00 com objetivo de evitar crimes, como sequestro relâmpago, e fraudes eletrônicas. O limite será para o período das 20h às 6h. Atualmente, o limite da transferência noturno com Pix é igual ao limite do cartão de débito da pessoa.
 
O diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central do Brasil, João Manuel Pinho de Mello, destacou que a medida foi tomada com base em dados tanto dos casos de crimes violentos quanto do uso que as pessoas fazem do Pix no período noturno.
 
Segundo o Banco Central, a cada 100 mil transferências com o Pix, uma tem indício de fraude, considerando o período de novembro do ano passado até agosto deste ano. Com isso, são 38 mil transferências identificadas com indícios de fraude com o Pix em um universo de 3,8 bilhões de transações.
 
O novo limite será imposto a todos os usuários, porém, a pessoa terá a opção de aumentar esse limite, caso queira. Mas o aumento só será autorizado de 24 a 48 horas após a solicitação. Além disso, o usuário poderá aumentar o limite para contas conhecidas, já pré-cadastradas.
 
O Banco Central vai ainda obrigar os bancos a alertarem os clientes sempre que uma conta for suspeita de ser usada para fraudes ou crimes. Atualmente, esse aviso por parte das instituições financeiras é opcional.
 
O diretor da instituição, João Manuel Pinho de Mello, ressaltou ainda que o Banco Central vai exigir mais informações dos bancos sobre indícios e suspeitas de fraudes.
 
De acordo com o diretor do Banco Central, as novas restrições e medidas devem entrar em vigor nas próximas semanas, dando um prazo para que as instituições financeiras se adaptem, mas ainda não há data determinada.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet