Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Secretaria de Cultura de Confresa realizou curso de artesanato na Terra Indígena Urubu Branco

Curso durou 3 dias e contemplou 56 índias da aldeia

04/09/2021 | 08:20

Redação Olhar Alerta

Secretaria de Cultura de Confresa realizou curso de artesanato na Terra Indígena Urubu Branco

Curso de artesanato em sandálias durou 3 dias na Terra Indígena Urubu Branco

Foto: Ascom Confresa

O Governo de Confresa – através da Secretaria de Cultura – finalizou na sexta-feira (03/09) um curso de artesanato na Terra Indígena Urubu Branco. De acordo com o cacique, o curso já havia sido planejado há muito tempo, mas só agora na gestão do Dr. Ronio Condão – atual gestor do município – que conseguiram realizar esse sonho das índias do local.
 
O curso começou na quarta-feira (01/09), iniciando com “Bordado na sandália”, contemplando 56 indígenas, que tiveram facilidade em aprender a oficina, visto que já têm experiência em outros tipos de artesanatos. A Secretária de Cultura – Janete Bang – esteve presente no encerramento, e agradeceu a todos os envolvidos pela realização do evento: “é uma satisfação imensa estarmos aqui com o Cacique Welber, nosso parceiro aqui na aldeia Urubu Branco, a Dejane, a nossa parceira que está dando o curso para as indígenas, queria agradecer ao nosso Governo de Confresa, na pessoa do Dr. Ronio Condão, o Uasley – Secretário de Governo – o Elton, Secretário de Saúde, e todos os demais secretários que têm nos ajudado, que são parceiros da cultura de Confresa, então é um momento de muita gratidão, estamos muito felizes de estarmos aqui nessa conclusão do curso”.
 
A instrutora do curso – Djani Souza – explicou um pouco sobre a realização da oficina: “esse curso foi para ensinar as índias a bordarem as sandálias de pérolas, onde foram contempladas 56 índias aqui na aldeia. Para elas vai ser ótimo, pois aprenderam mais uma técnica para trabalhar – visto que antigamente faziam artesanatos com miçangas”.
 
O Chefe de Departamento da Secretaria de Cultura – Djalma – contou que o projeto continuará em outras aldeias: “esse foi o primeiro que fizemos, mas ainda haverão outros, temos um projeto muito bom para a área urbana e rural, e através desse estamos criando outras oficinas para esse ano e também para 2022.”

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet