Sexta-feira, 17 de setembro de 2021
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Paralimpíada de Tóquio 2020 chega ao fim

Brasil termina participação em 7º lugar no quadro de medalhas

06/09/2021 | 07:22

Agência Brasil

Paralimpíada de Tóquio 2020 chega ao fim

Foto: ANDRONIKI CHRISTODOULOU

Os Jogos Paralímpicos de Tóquio chegaram ao fim na noite deste domingo (5) no Japão, ainda manhã no Brasil. Uma edição histórica por diversos motivos. Pelos motivos bons, como os vários recordes quebrados e histórias incríveis, mas também por fatos que a gente preferia que fossem diferentes, como ausência do público nas arenas por conta das restrições impostas no combate à covid-19. Mas o saldo que fica é amplamente positivo, principalmente para nossa delegação.
 
Com a prata do Alex Pires na maratona classe T46 para atletas com amputação nos membros superiores, os atletas brasileiros colocaram a cereja no bolo de uma participação como jamais se viu. Tivemos a maior quantidade de ouros em uma mesma edição com 22 e o maior total de medalhas também: 72, empatado com o desempenho no Rio em 2016. Assim como em Londres em 2012, terminamos em sétimo lugar no quadro de medalhas, nossa melhor posição.
 
A cerimônia de encerramento dos jogos foi uma espécie de segundo adeus a Daniel Dias. O nadador que parou de competir depois de concluir a participação em Tóquio foi o porta-bandeira do Brasil, um momento de muita emoção. Para completar, ele ainda foi eleito para o Conselho de Atletas do Comitê Paralímpico Internacional. Ele vai embora do Japão com três bronzes, que se somam a outros 24 pódios paralímpicos na carreira dele. Um legado que vai ficar para sempre.
 
Agora é a vez de Paris. A chama paralímpica se apagou no estádio olímpico de Tóquio e voltará a ser acesa em Paris daqui há quase três anos, mais precisamente no dia 28 de agosto de 2024.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet