Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

DSEI Araguaia recebe secretários de Pium para discutir sobre atendimento à saúde dos indígenas

Uma das principais pautas defendidas e solicitadas pela gestão municipal foi o pedido da implantação da Roça Comunitária para as aldeias

07/09/2021 | 08:42

Redação Olhar Alerta

DSEI Araguaia recebe secretários de Pium para discutir sobre atendimento à saúde dos indígenas

Representantes de Pium durante a visita à São Félix do Araguaia

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Pium, representada pela Secretária de Saúde e primeira-dama, Neila Barros; Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Ilton Oliveira de Sá; Coordenadora da Atenção Básica, Paula; e a Coordenadora de Vigilância em Saúde, Lutyele, participaram, no início desta semana, do Primeiro Encontro de Articulação Interfederativa do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Araguaia.

O evento aconteceu na cidade de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, onde envolveu debates sobre questões referentes ao atendimento da Saúde dos indígenas das aldeias que ficam nos municípios de Pium, Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia e que são atendidos nos municípios de São Félix e Santa Terezinha, no estado vizinho.

Uma das principais pautas defendidas e solicitadas pela gestão municipal foi o pedido da implantação da Roça Comunitária para as aldeias, a qual visabiliza a produção de mandioca, entre outros plantios.

Para o prefeito de Pium, Dr. Valdemir Barros, o encontro demonstra a preocupação da atual gestão com a garantia da saúde dos povos indígenas que habitam no município.

A reunião contou com a participação de representantes das várias aldeias indígenas situadas na Ilha do Bananal.

DSEI

O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) é a unidade gestora descentralizada do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS). Trata-se de um modelo de organização de serviços – orientado para um espaço etno-cultural dinâmico, geográfico, populacional e administrativo bem delimitado – que contempla um conjunto de atividades técnicas que se fundamentam em medidas racionalizadas e qualificadas de atenção à saúde. Além disso, promove a reordenação da rede de saúde e das práticas sanitárias por meio de atividades administrativo-gerenciais necessárias à prestação da assistência, com base no Controle Social.

No Brasil, há 34 (trinta e quatro) DSEI divididos estrategicamente por critérios territoriais, tendo como base a ocupação geográfica das comunidades indígenas, não obedecendo assim aos limites dos estados. Sua estrutura de atendimento conta com unidades básicas de saúde indígenas, polos base e as Casas de Apoio a Saúde Indígena (CASAI).

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet