Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Polícia

Operação Tabuleiro: Ibama e PM fiscaliza caça e pesca no Araguaia

O órgão intensificou a fiscalização na bacia do Araguaia, que anteriormente era cuidada pelo servidor Gaspar Rocha, que faleceu recentemente

10/09/2021 | 09:10 - Atualizada em 10/09/2021 | 09:12

Redação Olhar Alerta

Operação Tabuleiro: Ibama e PM fiscaliza caça e pesca no Araguaia

Diversos equipamentos de pesca proibidos foram apreendidos

Foto: Ascom Ibama

Entre os dias de 02 e 07/09/21, o IBAMA deflagrou a Operação Tabuleiro, que em conjunto com a Polícia Militar fiscalizou a pesca predatória e caça ilegal de tartarugas no Rio das Mortes, nos municípios de São Felix do Araguaia, Novo Santo Antônio e Ribeirão Cascalheira.
 
A área, berço da reprodução e desova das tartarugas e tracajás na bacia do Araguaia, foi objeto de proteção e acompanhamento por mais de 30 anos pelo agente do IBAMA Gaspar Rocha, idealizador e executor do Projeto Quelônios da Amazônia. Por mais de 30 anos, graças a Rocha, a região viu as tartarugas, pirarucus e outras espécies aquáticas aumentar sua população, motivando a criação da Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia. Entretanto, após o trágico falecimento do servidor em um acidente de carro, ocorrido a pouco mais de 3 semanas, houve comemoração entre os pescadores e caçadores ilegais da região, com a expectativa de que a proteção no refúgio acabaria.
 
Sabendo da situação, e dando continuidade ao legado de proteção ambiental promovido por Rocha na região, o IBAMA intensificou a fiscalização, e na Operação Tabuleiro, realizada neste feriado prolongado, foram fiscalizadas embarcações e pousadas irregulares na Unidade de Conservação e entorno, aplicados 26 autos de infração, totalizando mais de R$ 220 mil em multas.
 
Foram apreendidos ainda 8 motores de popa, 6 embarcações, 40 molinetes, 2 motosserras, redes, tarrafas e demais petrechos proibidos, utilizados na pesca ilegal na Unidade de Conservação e entorno. Os barcos e motores serão destinados às Polícia Militar Local, e Instituições públicas de ensino e pesquisa, para serem utilizados no combate a pesca predatória e apoio em pesquisas ambientais.
 
Apesar da lamentável perda do servidor, o IBAMA irá intensificar a fiscalização e a execução do projeto de conservação da fauna local, um dos mais bem sucedidos na região.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet