Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Mato Grosso registra mais de 600 mil raios em apenas três dias

Descargas elétricas foram provocadas por inversão climática. Rede elétrica do estado registrou 3,7 mil ocorrências, mais que o dobro do normal

11/09/2021 | 10:21

G1

Mato Grosso registra mais de 600 mil raios em apenas três dias

Quedas de postes da rede elétrica após raios

Foto: Energisa/Divulgação

Mato Grosso registrou mais de 601 mil raios entre terça (7), quarta (8) e quinta-feira (9). As descargas elétricas foram causadas por uma inversão climática provocada por uma mudança na circulação de vento somada à chegada de frentes-frias ao Centro-Oeste que trouxeram temporais e ventos. No período, foram registradas 3.700 ocorrências na rede elétrica do estado, como quedas de postes e equipamentos danificados, mais que o dobro do volume normal verificado.
 
As informações são do sistema de monitoramento climático que dá apoio à operação da concessionária de energia de Mato Grosso, a Energisa, que entrou em situação de contingência - uma força-tarefa de todos os setores - por causa do alto número de incidentes.
 
A região de Sinop foi a mais afetada. Municípios como Alta floresta, Paranaíta, Matupá, Nova Guarita, Nova Santa Helena e Novo Mundo registraram condições climáticas severas nos últimos dias, com volume de ocorrências quase quatro vezes maior que o normal. Porém, há ainda pontos de atenção nas regiões metropolitana e de Rondonópolis.
 
Segundo o climatologista Rodrigo Marques, que dá aula na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), a alteração do tempo ocorre por causa da troca de estações, do inverno para o verão, mas quanto maior a diferença entre o ar frio que chega e o ar quente que já presente, mais fortes são o vento e a chuva gerados.
 
Podas
A concessionária de energia alerta que, com a volta da chuva, a vistoria e poda da vegetação quando os galhos estão próximos aos fios são essenciais. Isso para evitar curtos-circuitos, rompimento de cabos e até mesmo energizar a árvore, aumentando o risco de acidentes.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet