Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Em exclusiva com a Rádio Conti de Confresa, Senador Wellington Fagundes conta sobre projetos para Mato Grosso

Na entrevista foram tratados assuntos sobre o anel viário em construção em Barra do Garças, a FICO e sobre os planos de instituírem uma nova Universidade Federal no norte de Mato Grosso

17/09/2021 | 10:30

Redação Olhar Alerta com Lucas Gawenda

Em exclusiva com a Rádio Conti de Confresa, Senador Wellington Fagundes conta sobre projetos para Mato Grosso

O Senador Wellington Fagundes (PL-MT)

Foto: Reprodução

O Senador Wellington Fagundes (PL-MT) deu uma entrevista exclusiva à Rádio Conti de Confresa para contar sobre o andamento dos projetos para o Estado de Mato Grosso.
 
A redação do site Olhar Alerta reuniu os principais pontos ditos pelo senador sobre os projetos, começando pelo lançamento da obra da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que conta com investimento de R$ 2,7 bilhões: “essa obra tem previsão de 5 anos para estar pronta até Água Boa. Ela vai estar sendo feita pela Vale do Rio Doce, diretamente como uma obra privada – uma inovação que está sendo feita no Brasil que se chama ‘investimento cruzado’, ou seja, a troca da renovação da concessão da ferrovia de Carajás lá no Pará, com a Vitória Minas, e com isso é certeza que a gente terá a ferrovia chegando até Água Boa nesses próximos anos. É um investimento muito grande, que irá girar na nossa região durante a obra, e depois trará mais competitividade ao nosso produtor”.
 
Wellington Fagundes também contou sobre a importância da obra do anel viário, que está em andamento em Barra do Garças: “essa obra é muito importante não só para o nosso Estado, mas também para o Brasil inteiro, porque ali se encontra a divisa entre três cidades que unem Goiás com Mato Grosso (Aragarças-GO, Barra do Garças-MT e Pontal do Araguaia-MT), com duas BRs – a 158, a 070 e também a MT 100 – então serão muitas carretas que deixarão de circular dentro do perímetro urbano das cidades graças ao anel viário”, explicou ele. Ainda segundo Wellington, houveram alguns percalços durante a luta para oficializar o projeto, mas que finalmente está dando tudo certo para encaminhar a obra para seu estágio final: “no Mato Grosso, a obra abrange ainda duas pontes sobre o Rio das Garças e o Rio Araguaia, e também uma parte de asfalto, que está sendo feita uma grande drenagem também. É uma obra fantástica, as pontes já estão prontas e encabeçadas, e a expectativa é que tudo seja concluído – no mais tardar – no mês de maio de 2022”.
 
O último assunto trazido na entrevista foi sobre o anúncio que o senador fez alguns dias atrás sobre o apoio do Ministério Público para a criação da Universidade Federal do Norte de Mato Grosso, com sede em Sinop: “estou tendo a oportunidade de ser relator no orçamento do Ministério da Educação, e com isso, é uma oportunidade também de ampliar o sistema educacional no Estado de Mato Grosso. Nós já criamos a Universidade Federal da região sudeste, com sede em Rondonópolis, que já está funcionando desde o ano passado, e agora estamos na luta para trazer essa Universidade Federal no nortão em Sinop. Nós já temos o sinal verde do presidente Jair Bolsonaro e do Ministro da Educação, que mandarão o Projeto de Lei para criar novas universidades, sendo uma delas essa em Mato Grosso”, revelou Wellington Fagundes, finalizando sua fala sobre a educação dizendo que há também planos de finalização e melhorias nos campus dos Institutos Federais do território, citando os de Cuiabá, Várzea Grande e Confresa.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet