Sábado, 27 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Ações de redução de perdas auxiliam na captação e distribuição de água em Canarana

De acordo com a Diretora de operações da concessionária, a redução de vazamentos na rede contribui com o combate ao desperdício de água

29/09/2021 | 09:53

Redação Olhar Alerta

Ações de redução de perdas auxiliam na captação e distribuição de água em Canarana

Foto: Ascom Canarana

A redução de perdas reais e aparentes na distribuição de água, é um dos trabalhos executados pela Águas Canarana no município. As ações fazem parte do plano de gestão operacional e investimentos da concessionária, cumprindo também a estratégia de sustentabilidade no eixo ”Eficiência na gestão do ciclo da água” e tem como objetivo a melhoria contínua no serviço prestado à população. O trabalho integra ainda o Plano de Estiagem da empresa, que conta com ações visando a melhoria no serviço durante o período de seca, tendo como objetivo evitar a falta de água.
 
Quanto às perdas, um dos focos de atenção é o registro de vazamentos na rede de abastecimento, que vem recebendo ações de monitoramento, melhorias na infraestrutura de distribuição de água e outros investimentos. O resultado é uma redução de até 90,0% no tempo de atendimento aos serviços de água. Em Canarana, desde maio de 2021, é executado o programa de pesquisa de vazamento, com o monitoramento do sistema de abastecimento da concessionária. Utilizando métodos acústicos e equipamentos, como a haste de escuta e o geofone eletrônico, uma equipe monitora a rede para identificar vazamentos.
 
De janeiro a agosto, cerca de 1.037 pontos de vazamento foram encontrados pela Águas Canarana, sendo 275 em pontos não visíveis e que exigiram esforços redobrados no trabalho de identificação. Com as medidas de combate aos vazamentos, a concessionária evitou desperdício de 206.790,60 milhões de litros de água produzida, equivalente a quase 11 piscinas olímpicas. O volume corresponde a cerca de 5,5 dias de abastecimento na cidade.   
 
De acordo com a Diretora de operações da concessionária, Julie Campbell, a redução de vazamentos na rede contribui com o combate ao desperdício de água.  ”Uma das nossas preocupações em relação às perdas é verificar se o que está sendo captado corresponde ao distribuído à população de Canarana. Quando estes números não coincidem significa que estamos perdendo algo. A eficiência na gestão do ciclo da água é um eixo muito importante para a concessionária e tem sido cada vez mais trabalhado junto às equipes”, pontua.      
 
 A concessionária prevê ainda para este ano, a instalação de novos equipamentos que contribuem na gestão de perdas, evitando que haja desperdício durante reparos e manutenções. Outra novidade é o projeto de modelagem hidráulica, criado em 2018 e que em 2021 passa pela fase de calibração e testes. A proposta informatiza todo o sistema de água e esgoto do município, possibilitando que as equipes visualizem os impactos de futuras intervenções na região, diminuindo algum possível transtorno para todos os nossos clientes.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet