Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Conselho Municipal de Segurança Pública é reativado a pedido do MPMT em Água Boa

Comsep é composto por representantes indicados pelo Poder Público e pela sociedade civil

30/09/2021 | 09:01

Redação Olhar Alerta

Conselho Municipal de Segurança Pública é reativado a pedido do MPMT em Água Boa

Vista aérea do município de Água Boa

Foto: Reprodução

Ao tomar conhecimento de que uma lei municipal de 2009 instituiu o Conselho Municipal de Segurança Pública (Comsep) de Água Boa, a 1ª Promotoria de Justiça Criminal da comarca atuou junto ao Município para colocar a entidade em funcionamento. Graças à articulação do Ministério Público, um novo projeto de lei foi elaborado pelo Executivo e aprovado pelo Legislativo Municipal, instituindo o Comsep e o Fundo Municipal de Segurança Pública (Fumsep).
 
“Em uma das reuniões realizadas habitualmente com as forças de segurança da cidade, descobri que existia uma lei criando o Comsep que, ao lado do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg), vem somar forças para estimular políticas de segurança pública no âmbito local e aproximar a população das autoridades constituídas. Imediatamente entrei em contato com o Poder Executivo Municipal para estimular o funcionamento do conselho, uma vez que havia a lei, mas ele não estava ativo. Marcamos uma reunião, pensamos nas adaptações a serem feitas no projeto e tiramos a ideia do papel”, contou o promotor de Justiça Luis Alexandre Lima Lentisco.
 
Conforme a lei aprovada, o Comsep é composto por representantes indicados pelo Poder Público e pela sociedade civil, com mandato de dois anos (permitida a recondução por igual período). Compete ao conselho analisar e sugerir medidas para elaboração da Política Municipal de Segurança Pública; zelar pela efetivação de ações voltadas para a prevenção da violência e para o combate à criminalidade; gerir, fiscalizar, acompanhar e avaliar a aplicação de recursos e o desempenho dos programas e projetos financiados pelo Fumsep, entre outras atribuições.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet