Segunda-feira, 18 de outubro de 2021
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Anvisa aprova ensaio clínico com células tronco para tratamento de pacientes com pneumonia em decorrência do coronavírus

O estudo será um ensaio clínico de fase 1 e 2 à base de um produto de terapia celular avançada

02/10/2021 | 10:42

Agência Brasil

Anvisa aprova ensaio clínico com células tronco para tratamento de pacientes com pneumonia em decorrência do coronavírus

Fachada da Anvisa

Foto: Reprodução

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou nesta sexta-feira ensaio clínico com células tronco para tratamento de pacientes com pneumonia viral em decorrência da covid-19.
 
O estudo, patrocinado pela Associação Paranaense de Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, será um ensaio clínico de fase 1 e 2 à base de um produto de terapia celular avançada.
 
Serão incluídos no estudo 60 pacientes com pneumonia viral causada por Sars-CoV-2,  em situação moderada ou grave. Os pacientes precisam assinar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para participar do ensaio, que será realizado em centros clínicos de hospitais de Curitiba, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
 
A Anvisa informa que estabeleceu estratégias e compromissos com o patrocinador para monitoramento intensivo do estudo clínico e que o ensaio foi aprovado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde.
 
A agência explica ainda que os produtos de terapias avançadas são desenvolvidos à base de células ou genes humanos. E que não há, por enquanto, no Brasil, registro ou aprovação desses produtos para nenhuma das fases da Covid-19.
 
O uso desses produtos sem autorização da Anvisa pode colocar as pessoas em grave risco e configura infração sanitária e penal.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet