Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Somente Luciara, Santa Cruz do Xingu e outras 33 cidades de MT estão com mais de 50% da população imunizadas com a 2ª dose

Maior parte dos 141 municípios ainda está longe de uma imunização majoritária da população. Das três maiores cidades, nenhuma alcançou índice

16/10/2021 | 09:57

Minuto MT

Somente Luciara, Santa Cruz do Xingu e outras 33 cidades de MT estão com mais de 50% da população imunizadas com a 2ª dose

Foto: Reprodução

Somente 35 dos 141 municípios de Mato Grosso vacinaram mais de 50% da sua população com as duas doses ou dose única da Jansen contra a Covid-19. Até ontem (5), a cobertura vacinal em nível estadual era de 42,96%, de acordo com dados do “Painel Covid-19”, da Secretaria Estado de Saúde (Ses-MT).
 
Dentre as cidades com os maiores índices de cobertura, ou seja, com o ciclo de imunização completo, lidera Santo Afonso (280 km ao Médio-Norte de Cuiabá), onde 71,10% dos mais de 3 mil habitantes já receberam a segunda ou única dose de proteção contra o coronavírus.
 
Também está na lista o município de Gaúcha do Norte com 66,98% e Torixoréu com 64,98%. Os menores percentuais são observados em Colniza (24,1%), Contriguaçú (26,91%) e Tapurah (27,94%). Já nas três maiores cidades em termos populacionais, a taxa segue abaixo dos 50%.
 
Em Cuiabá, a cobertura é de 45,85%, em Várzea Grande de 47,21% e, em Rondonópolis, 42,86%. Os demais municípios com mais da metade dos moradores com a vacinação completa são Ribeirãozinho, Arenópolis, Nova Brasilândia, Cocalinho, Nova Guarita, Planalto da Serra, General Carneiro, Nortelândia, Água Boa, Ponte Branca, Luciara, Figueirópolis D’Oeste, Porto Estrela, Novo São Joaquim, Canaã do Norte, Nossa Senhora do Livramento, Salto do Céu, Campinápolis, Novo Horizonte do Norte, Colíder, Santa Rita do Trivelato, Juscimeira, Porto dos Gaúchos, Glória D’Oeste, Diamantino, Serra Nova Dourada, Acorizal, Itaúba, São José do Povo, Santa Cruz do Xingu, Araguaiana e Chapada dos Guimarães.
 
Com o andamento da campanha de imunização coa infecção e a queda no número de casos e de óbitos, o Estado editou novo decreto (nº 1.134) em que revoga medidas como o toque de recolher, restrição de quantidade de pessoas em atividades econômicas em casas de shows, boates, bares e congêneres.
 
Contudo, o documento mantém obrigatório o uso da máscara facial como medida de biossegurança contra o vírus. A medida é válida para espaços públicos e privados, inclusive, para pessoas que já estejam imunizadas.
 
Para Mato Grosso, o Ministério da Saúde (MS) já encaminhou mais de 4,6 milhões de imunizantes contra a Covid-19. Do total, 3,5 milhões foram aplicadas como primeira dose e 1,2 milhão como segunda ou dose única (Janssen).
 
Outros 5.838 cidadãos receberam o reforço (3ª dose). O Estado contabiliza 538.339 casos confirmados e 13.824 óbitos em decorrência da Covid-19.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet