Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Vila Rica adere campanhas de prevenção ao câncer de mama e de próstata

As campanhas do outubro rosa e do novembro azul são realizadas mundialmente

18/10/2021 | 09:37 - Atualizada em 18/10/2021 | 09:40

Redação Olhar Alerta

Vila Rica adere campanhas de prevenção ao câncer de mama e de próstata

Foto: Ascom Vila Rica

O Governo Municipal de Vila Rica - através da Secretaria de Assistência Social - adere aos movimentos internacionalmente conhecidos como Outubro Rosa e Novembro Azul, que são executados em todo o mundo.
 
O nome “Outubro Rosa” remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
 
Já a Campanha Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros, e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).
 
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor de rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
 
História do Novembro Azul surgiu em 2003 em Melbourne, na Austrália, a partir da iniciativa de dois amigos: Travis Garone e Luke Slattery. Os dois estavam se divertindo em um pub e cogitaram se ficariam bem de bigode, que estava fora de moda na época.
 
Então, inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, Travis e Luke tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina.
 
Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, pois, no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata. Naquele ano, cerca de 30 amigos aceitaram participar da campanha e, como muita gente se interessava pelos bigodões, a história foi se espalhando cada vez mais.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet