Domingo, 5 de dezembro de 2021
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Unemat de Nova Xavantina é destaque na mídia internacional sobre a Amazônia

A matéria foi publicada no site da Agência Internacional 'Reuters'

22/10/2021 | 08:40

Redação Olhar Alerta

Unemat de Nova Xavantina é destaque na mídia internacional sobre a Amazônia

Foto: Print - Reuters

A agência internacional Reuters publicou uma matéria onde os professores e pesquisadores da UNEMAT campus de Nova Xavantina falam sobre o ponto de não retorno de degradação na Amazônia.
 
“Os primeiros experimentos que imitaram a seca extrema na Amazônia levaram os cientistas a pensar que o clima mais seco mataria as árvores mais velhas primeiras, mas o que Ben Hur e Beatriz descobriram é o oposto. Com raízes mais longas, as árvores maiores são geralmente as mais resistentes - pelo menos à seca. Em vez disso, diz Ben Hur, apontando para as folhas marrons de uma planta próxima, são as mudas que morrem. A floresta perde seu futuro.”
 
“Para Ben Hur e Beatriz, as florestas degradadas ao redor de Nova Xavantina demonstram que o ponto de inflexão já pode estar acontecendo ali em nível local. A grande questão permanece se esse mesmo processo poderia ocorrer em grande escala em áreas inteiras da bacia amazônica - e em caso afirmativo, quando?”
 
Para ler a matéria completa no site da Reuters (em inglês), clique aqui.
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet