Domingo, 5 de dezembro de 2021
informe o texto

Notícias | Educação

Secretário de Educação de São José do Xingu participa de encontro da Undime

A receptividade e acolhimento dos alunos após quase dois anos de aulas online foi uma preocupação sinalizada pelo presidente da Undime

10/11/2021 | 08:13

Redação Olhar Alerta

Secretário de Educação de São José do Xingu participa de encontro da Undime

A programação segue até esta quarta-feira (10.11), no Hotel Fazenda Mato Grosso

Foto: David Borges

A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) participou nesta terça-feira (09.11) do 1º Encontro da Região Centro Oeste, realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em Cuiabá. A recuperação da aprendizagem e a retomada das atividades presenciais foram os principais eixos discutidos no evento, que reuniu dirigentes municipais, técnicos e assessores das secretarias de educação que atuam em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Com o tema “Educação, um olhar sobre as finanças e o pedagógico na busca por resultados”, o encontro tem como objetivo promover a integração dos dirigentes para a retomada das atividades presenciais nas escolas, que exigirá dos sistemas educacionais um olhar abrangente e um plano de ações pedagógicas em diversas frentes a ser executado no próximo ano.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Alan Porto, o Estado não tem medido esforços para que os impactos da pandemia dentro das salas de aulas sejam revertidos e o ensino público presencial seja conduzido com qualidade em 2022.

“A nossa intenção é reforçar a parceria com os municípios. Quando pensarmos na educação, temos que pensar de forma equânime e, para isso, o Estado de Mato Grosso vem reforçando o regime de colaboração com as cidades e dará todo apoio necessário para ofertar uma educação pública de qualidade”, afirmou o secretário.

A receptividade e acolhimento dos alunos após quase dois anos de aulas online foi uma preocupação sinalizada pelo presidente da Undime-MT, Eduardo Ferreira.

“Os alunos tiveram que se adaptar a uma nova forma de participar das aulas, para não perderem o ano letivo. Com isso, veio a necessidade agora de recuperarmos a aprendizagem em curto espaço de tempo e de reintegrá-los ao ambiente escolar de forma que se sintam seguros e acolhidos”, disse.

O professor e secretário de Educação de São José Do Xingu, Ariosvaldo de Oliveira Moura, destacou a importância do evento para os municípios neste processo de retomada das aulas presenciais.

“No nosso município retomamos 60% das turmas, mas ainda temos distritos que ainda não conseguiram retornar às aulas, porque a nossa região é chuvosa e dependemos das condições das estradas favoráveis, tanto na cidade, como na área rural. Neste momento é muito importante que atuemos juntos para encontrar soluções que auxiliem os municípios, tanto em questões mais simples, como as mais complexas”, relatou.

O prefeito de Canarana, Fábio Faria, frisou que a educação continua sendo uma das prioridades do Município.

“Além da saúde e infraestrutura, temos como desafio entregar uma educação de qualidade até o final da gestão. No entanto, neste momento estamos preocupados com as pessoas que vivem na nossa cidade e, principalmente, com nossos alunos, pois não devemos tratá-los como um índice”, ressaltou o gestor.

A programação do 1º Encontro da Região Centro Oeste segue até esta quarta-feira (10.11), no Hotel Fazenda Mato Grosso, com debates sobre a inovação pedagógica e tecnológica na educação.

Também participaram do evento o vice-presidente da Undime MT, Marcelo Costa, o presidente da Undime de Mato Grosso do Sul, Guerino Perius, o presidente da Associação dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, o secretário de Educação Básica, Mauro Luiz Rabelo, a secretaria de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE, Cassyra Lúcia Côrrea Barros Vuolo, e o presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, Gelson Menegatti Filho.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet