Domingo, 28 de novembro de 2021
informe o texto

Notícias | Cidades

Defensoria Pública consegue medicação de alto custo para morador do Araguaia

Após a comprovação jurídica do caso, com laudo médico, a justiça da comarca determinou que a prefeitura de Água Boa e o Governo do Estado forneçam o medicamento ao paciente

15/11/2021 | 08:09 - Atualizada em 15/11/2021 | 08:24

Redação Olhar Alerta

Defensoria Pública consegue medicação de alto custo para morador do Araguaia

Foto: Reprodução - Ilustrativa

Um morador de Água Boa acionou a justiça através da Defensoria Pública para obter medicamento de alto custo em face de uma doença grave. 

O morador contraiu neoplasia maligna de pulmão metástica para fígado. Ele passou a necessitar do Pembrolizumabe, por tempo indeterminado para tratamento da enfermidade.

O paciente encontra-se sintomático com dor torácica e desconforto para respirar, sendo necessário o início do tratamento o mais breve possível, levando em conta a agressividade da doença.

O SUS não oferece terapia para o caso, destacando-se o risco de piora clínica, progressão da doença e até mesmo óbito. O medicamento custa R$ 45 mil para apenas 21 dias de uso.

Após a comprovação jurídica do caso, com laudo médico, a justiça da comarca determinou que a prefeitura de Água Boa e o Governo do Estado forneçam o medicamento ao paciente. Ele foi submetido à primeira dose da medicação nesta sexta-feira, 12/11, com apoio da prefeitura.

Na decisão judicial consta ainda que o medicamento tem registro na Anvisa. Nos autos, a família do paciente comprovou que não tinha a capacidade financeira para bancar tais custos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet