Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Polícia

Ação conjunta apreende em Nova Xavantina defensivo de comercialização proibida no Brasil

Os 29 sacos de defensivos agrícolas foram apreendidos e serão periciados

23/11/2021 | 08:55

Redação Olhar Alerta

Ação conjunta apreende em Nova Xavantina defensivo de comercialização proibida no Brasil

Apreendidos pelos investigadores de Polícia Civil

Foto: Reprodução

Vinte e nove sacos de defensivos agrícolas transportados ilegalmente foram apreendidos e três homens presos, após ação conjunta da Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, em Nova Xavantina.

O trabalho integrado foi realizado pelos policiais civis da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Delegacia Regional de Água Boa, da Delegacia de Nova Xavantina, com apoio os policiais rodoviários federais.

Os suspeitos de 41, 53 e 59 anos foram autuados em flagrante por contrabando ou descaminho, crime ambiental e de armazenamento irregular de defensivos agrícolas. Dois veículos, Fiat Uno e Voyage, utilizados para transportar os produtos também foram apreendidos.

As diligências iniciaram após denúncia anônima de transporte e comércio ilegal de defensivos agrícolas, em dois carros circulando na região de Nova Xavantina. 

Durante apuração das informações, as equipes visualizaram quando o carro Fiat Uno, com as mesmas características, estacionou em uma casa no bairro Cohab Henry 2. Logo em seguida, chegou no local o veículo Voyage com dois ocupantes.

Após conferirem o porta-malas do Fiat Uno, um dos suspeitos saiu conduzindo o automóvel que estava carregado com os defensivos agrícolas. Enquanto os outros sairam no Voyage. 

Foi feito o acompanhamento dos carros e realizada a abordagem do Uno e no porta-malas localizados 30 sacos de dez quilos cada, e no rótulo descrito  fertilizante do tipo sulfato de manganês monoidratado. Já na abordagem ao segundo carro, Voyage, nada de ilícito foi encontrado. 

No entanto, após análise visual preliminar, constatou-se que os produtos dentro dos sacos apresentavam estrutura granular de cor âmbar, o que diverge das características do produto sulfato de manganês monoidratado, indicando se tratar do produto benzoato.

Diante dos fatos, os três envolvidos foram encaminhados até a Delegacia de Nova Xavantina, para esclarecimentos.

Ao serem ouvidos pelo delegado Raphael Diniz Garcia, o condutor do Uno contou que os defensivos são de propriedade de um dos comparsas, bem como desconhecia o conteúdo e foi chamado somente para fazer o transporte.

Ainda segundo relatos, a carga de defensivo agrícola foi retirada de uma empresa transportadora, na manhã desta sexta-feira (19). Então eles colocaram os sacos no Fiat Uno.

Junto com os suspeitos os policiais localizaram uma agenda contendo anotações sobre os 29 sacos de sulfato de manganês e benzoato, indicando o conhecimento acerca dos produtos apreendidos e contradizendo a versão apresentada. 

Após serem interrogados os conduzidos foram autuados em flagrante delito. Os 29 sacos de defensivos agrícolas foram apreendidos e serão periciados.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet