Quinta-feira, 27 de janeiro de 2022
informe o texto

Notícias | Agro

Prefeito solicita que Canarana seja reconhecida como Capital Nacional do Gergelim

A área de gergelim no município já chegou a quase 100 mil hectares na safra 2020

29/11/2021 | 08:26

O Pioneiro

Prefeito solicita que Canarana seja reconhecida como Capital Nacional do Gergelim

Foto: Ascom

O prefeito em exercício de Canarana, Vilson Biguelini, protocolou junto ao deputado federal Neri Geller, um ofício solicitando para que o município seja reconhecido como a Capital Nacional do Gergelim. A informação foi apresentada em postagem realizada em suas redes sociais na sexta-feira (26).

A área de gergelim no município já chegou a quase 100 mil hectares na safra 2020 e varia a cada ano dependendo das chuvas, quando o produtor opta por plantar o milho se conseguir colher a soja até meados de fevereiro, ou pelo gergelim se a colheita da soja se dá a partir de março.

O gergelim se adaptou muito bem na região, devido ao tipo de solo e o clima quente. Aqui também encontrou uma vastidão de áreas que não eram ocupadas por alguma cultura em segunda safra devido a janela mais curta das chuvas. Além disso, o baixo custo de produção e os preços atrativos de venda, protegem os produtores em caso de frustração.

Junto à consolidação da cultura, quase uma dezena de empresas nacionais e internacionais exportadoras de gergelim, se instalou em Canarana, construindo inclusive grandes armazéns. Hoje contratos de venda são fechados antecipadamente garantindo mercado. Já os bancos, como o Sicredi, começaram a financiar a safra de gergelim.

Conforme o vice-prefeito Vilson Biguelini, o parlamentar irá trabalhar para que esse pedido seja atendido e Canarana reconhecida como a capital nacional do grão.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet