Segunda-feira, 15 de agosto de 2022
informe o texto

Notícias | Esporte

Crianças sem deficiência jogam tênis sentados e correm com olhos vendados em Festival Paralímpico em Canarana

No Brasil todo, o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 aconteceu em 70 municípios

07/12/2021 | 08:36

O Pioneiro

Crianças sem deficiência jogam tênis sentados e correm com olhos vendados em Festival Paralímpico em Canarana

Foto: Reprodução

Juntamente com a capital Cuiabá, o município de Canarana realizou na manhã do último sábado (04) o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021. Foram as duas únicas cidades do Mato Grosso a sediarem o Festival. Aconteceu no Rancho Rafaely e reuniu mais de 150 crianças, entre alunos da Apae e das escolas municipais. A Apae de Paranatinga também prestigiou o evento.

As crianças participaram de cinco oficinas, sendo equoterapia, arremesso de peso, corrida de 100 metros, tênis de mesa e basquete. Mas o que chamou a atenção é que, por exemplo, no tênis de mesa elas tinham que jogar sentadas em uma cadeira, o mesmo no basquete. Na corrida de 100 metros, o percurso era feito em duplas, onde um dos participantes estava com os olhos vendados e era guiado pelo colega.
 
O objetivo era ensinar para as crianças sem deficiência, as dificuldades que pessoas especiais enfrentam, para criar uma geração que respeite aqueles que são diferentes. Para o professor Cid, representando a Secel, o objetivo foi alcançado. “Eles viram as dificuldades que a pessoa com deficiência passa, mas também viram que é possível interagir e incluir o colega que tem uma deficiência, tanto física, intelectual ou visual”, disse.

O secretário da Sejel, Robinson Braz, comparou que enquanto muitos reclamam da vida, outros enfrentam e superam grandes desafios. “A criança sentada numa cadeira de rodas e vendo a dificuldade que é jogar, pôde sentir a dificuldade, porque enquanto a gente reclama de uma colher que cai no chão, muitos daqueles que possuem uma deficiência conseguem se virar sozinhos”, comparou.

Conforme a proprietária do Rancho Rafaely, Eliane Faitão, o objetivo, além de realizar novamente o Festival, é trazer para Canarana outros eventos em 2022 voltados às pessoas especiais, como a semana da criança com deficiência, paralimpíadas escolares, além de um projeto de atividades esportivas a ser realizado durante todo o ano. Ela demonstrou sentimento de dever cumprido. “Sentimento de que todos os envolvidos realizaram com grande excelência. Emoção e gratidão”, colocou.

No Brasil todo, o Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021 aconteceu em 70 municípios. O Festival é destinado a crianças de 8 a 17 anos, com e sem deficiência. A intenção é mobilizar pessoas com deficiência em todo o território brasileiro por meio das atividades físicas.

Em Mato Grosso o Festival tem o apoio do Governo de Mato Grosso através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Em Canarana, da Prefeitura Municipal através da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). Conforme exposição já feita pelo Mauro Mendes, a pessoa com deficiência “não precisa de piedade, mas de oportunidade”, demonstrando que investimentos continuarão a ser feitos nessa área, encontrando em Canarana, parceiros comprometidos em fazer parte desses projetos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet