Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Obras da ponte sobre o rio Araguaia que liga MT a GO avançam

O investimento total da obra é de R$ 165,8 milhões, e a previsão de término dos serviços é para fevereiro de 2023

03/01/2022 | 10:34 - Atualizada em 03/01/2022 | 11:25

Redação

Obras da ponte sobre o rio Araguaia que liga MT a GO avançam

Foto: Reprodução

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está trabalhando em ritmo acelerado na construção da ponte estaiada sobre o rio Araguaia e nos acessos na BR-080/GO. A Autarquia já executou 100% da etapa de infraestrutura no trecho navegável e avança com a etapa de mesoestrutura. O investimento total da obra é de R$ 165,8 milhões, e a previsão de término dos serviços é para fevereiro de 2023.

A Obra de Arte Especial (OAE) será do tipo estaiada, com uma extensão de 1.031 metros, duas passarelas, com quatro mastros de pilares para fixação dos estais e 31 metros de altura do gabarito de navegação.


Haverá ainda a implantação e a pavimentação de dois acessos: na margem direita, do km 406,20 ao km 410,30, a partir do acesso ao povoado de Luiz Alves pela BR-080/GO e, na margem esquerda, do km 0 ao km 1,67, no município de Cocalinho (MT), dando início à BR-080/MT, totalizando 5,77 quilômetros.

Além disso, no Parque Industrial de Luiz Alves, onde o canteiro central das obras está localizado, o DNIT já fabricou 56 vigas longarinas, que serão lançadas na última etapa da construção da ponte, a superestrutura. Também são produzidas no local as pré-lajes, as vigotas e outros componentes pré-fabricados para a construção da ligação.

Meio-ambiente
Em novembro, equipes do Ibama realizaram vistoria em atendimento a licença de instalação do empreendimento junto aos técnicos do DNIT. Na ocasião, vistoriaram a obra e o canteiro, e concluíram que a mesma segue sob regular supervisão ambiental. Ou seja, o DNIT está executando no empreendimento o controle ambiental adequado, adotando medidas mitigadoras de possíveis impactos, cumpre com as especificações aprovadas anteriormente em planos e projetos, dentre outras.

O Olhar Alerta está agora também no Instagram! Siga nossa página (@olhar_alerta) e fique por dentro dos resumos das manchetes diárias, e receba em primeira mão sobre as notícias urgentes que forem divulgadas!

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet