Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Cerca de 70 indígenas testam positivo para Covid em aldeia da Ilha do Bananal

O cacique informou que na semana passada também houve um grande evento em uma cidade do Mato Grosso e indígenas da Ilha do Bananal teriam participado

07/01/2022 | 08:32

Redação

Cerca de 70 indígenas testam positivo para Covid em aldeia da Ilha do Bananal

Foto: Reprodução

Um surto de Covid-19 está sendo registrado entre os indígenas da aldeia Santa Isabel, localizada na Ilha do Bananal. Nesta quarta-feira (5), após uma testagem em massa, foram registrados cerca de 60 casos positivos. O cacique Sansão Karajá informou equipes de saúde continuam no local e nesta quinta-feira (6) já são cerca de 70 indígenas infectados.

A aldeia Santa Isabel é uma das mais populosas da Ilha do Bananal, com mais de 900 indígenas. As equipes de saúde que estão no local são do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI Araguaia).

Por telefone, um servidor afirmou que a situação está controlada, os indígenas estão sendo vacinados e assistidos por uma equipe multidisciplinar da Funai e Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Apesar de estar dentro do território de Lagoa da Confusão (TO), a cidade mais próxima da aldeia é São Félix do Araguaia (MT), onde também foi verificado um alto índice de Covid e gripe. A informação é que pessoas da comunidade vão a cidade diariamente fazer compras e resolver pendências.

O cacique informou que na semana passada também houve um grande evento em uma cidade do Mato Grosso e indígenas da Ilha do Bananal teriam participado. Depois disso, o vírus estaria se espalhando pelo território. Segundo ele, não há casos graves na aldeia.

O prefeito de Lagoa da Confusão, Thiago Soares (DEM), informou que soube dos casos através de um morador da região, mas que aguarda informações oficiais a respeito dos diagnósticos.

O gestor explicou que duas aldeias da Ilha do Bananal, a Santa Izabel e a Fontoura, fazem parte do município, mas ressaltou que o acesso à região é difícil nessa época por causa das cheias dos rios.

Para chegar até as aldeias é preciso passar por Caseara e seguir por rodovias do Pará e do Mato Grosso. O gestor disse que equipes estão a caminho da região para entregar cestas básicas enviadas pelo governo estadual e dar assistência aos povos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet