Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Cultura do milho segue afetada pelo déficit hídrico, aponta Emater/RS

Ainda em virtude da falta de umidade do solo, os produtores não avançam com o plantio de soja no Estado

07/01/2022 | 09:27

Notícias Agrícolas

Cultura do milho segue afetada pelo déficit hídrico, aponta Emater/RS

Foto: Reprodução

A cultura do milho segue afetada pelo déficit hídrico. De acordo com o Informativo Conjuntural produzido e publicado nesta quinta-feira (06/01) pela Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), mais da metade das lavouras estão nas fases de enchimento de grãos (24%) e em maturação (27%). Outros 13% estão em fase de floração, 23% em germinação e desenvolvimento vegetativo. Ao mesmo tempo que 6% da área total estimada com a cultura no Estado ainda não foi semeada, 13% já foi colhido.

Ainda em virtude da falta de umidade do solo, os produtores não avançam com o plantio de soja no Estado, faltando ainda também 6% da área total estimada a ser plantada. Estima-se que 76% das lavouras encontrem-se em germinação, 22% em floração e que em 2% delas inicie o enchimento de grãos.

As lavouras de arroz do Rio Grande do Sul seguem se desenvolvendo e 20% da cultura está em fase de floração, 2% em enchimento de grãos, 78% em germinação e desenvolvimento vegetativo. O plantio atinge 99% da área total estimada.

OLERÍCOLAS

Na Fronteira Oeste, região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, as condições climáticas com temperaturas máximas em torno de 40°C e insuficiência de chuvas afetaram a produção de hortigranjeiros. Em Alegrete, metade da área com produção de folhosas e cucurbitáceas do município foi abandonada. Os cultivos de cenoura e beterraba estão atrasados, novos plantios foram adiados, e horticultores diminuíram área de plantio escalonado, priorizando culturas que demandem menor volume de água.

Em Barra do Quaraí e Uruguaiana, há dificuldade de produzir folhosas, afetadas pelas altas temperaturas. Nas culturas em ambiente protegido, com utilização de sombrites, ainda há produção satisfatória, mas com danos causados por pragas, especialmente tripes. A cultura de pimentão também é atingida, apresentando abortamento de flores e reduzida frutificação.

FRUTÍCOLAS

A viticultura cultivada na região Metropolitana apresenta boa frutificação, mas foram relatadas perdas por estiagem. Há oferta de frutas para mesa dos produtores do Centro-Sul. O destaque foi a integração do processamento local com turismo rural em Rolante, dando excelente demanda aos produtos, o que retorna aos agricultores como boa expectativa para a safra que se avizinha. A produção de pitaya no Litoral Norte também está integrada ao turismo e entusiasma os produtores em relação à safra que se aproxima. É intenso o manejo de polinização das flores.

PSICICULTURA

A estiagem vem afetando a quantidade e qualidade da água de tanques e reservatórios destinados à piscicultura. A baixa taxa de renovação de água tem diminuído os níveis de oxigênio e aumentado os de amônia, causando a morte de peixes.

Nas regionais da Emater/RS-Ascar de Porto Alegre e Santa Rosa, a alimentação foi reduzida ou até suprimida para não piorar as condições das águas dos tanques de criação. Muitos açudes estão com os peixes prontos para a despesca; porém, o baixo nível de água dificulta a realização da atividade.

Na região de Lajeado, as chuvas no final de dezembro foram abaixo da média e não recuperaram os níveis de água dos açudes. A falta de condições para a manutenção dos peixes está levando os piscicultores a realizarem despescas parciais e mesmo totais em alguns casos. Em Estrela, foram programadas feiras extras para a comercialização do pescado. Na de Ijuí, ocorreram diversos casos de mortalidade por falta de oxigênio na água.

PREVISÃO DO TEMPO

Nos próximos sete dias, permanecerão o calor e a pouca chuva no RS. Na quinta (06) e sexta-feira (07), o tempo seco vai predominar em todas as regiões, com temperaturas mais amenas no período noturno e mais elevados durante o dia. No sábado (08) e domingo (09), o tempo firme seguirá predominando, com elevação das temperaturas em todas as regiões; porém, a combinação de calor e umidade poderá provocar pancadas isoladas de chuva e trovoadas, típicas de verão, principalmente na Metade Norte. Entre a segunda (10) e quarta-feira (12), o ar quente e úmido manterá o forte calor, com temperaturas em torno de 40°C e possibilidade de pancadas isoladas de chuva na maioria das regiões.

Os totais precipitados deverão ser inferiores a 10 mm na maioria das localidades gaúchas e poderão alcançar 20mm no Alto Uruguai, no Planalto, na Serra do Nordeste e nos Campos de Cima da Serra.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet