Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

AMM pede que prefeitos cancelem Carnaval em MT

No comunicado, a AMM destaca que a primeira morte causada por H3N2 foi confirmada em Cuiabá no dia 05 de janeiro

07/01/2022 | 09:40

Redação

AMM pede que prefeitos cancelem Carnaval em MT

Realização de festas de Carnaval pode levar ao colapso devido à explosão de casos de covid e influenza

Foto: Reprodução - Ilustrativa

Em novo comunicado publicado nesta quinta-feira (6), a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) voltou a recomendar que os prefeitos não realizem festividades de Carnaval no mês de fevereiro.

A primeira recomendação foi enviada em novembro passado, quando a instituição alertou sobre os riscos das aglomerações nas festas de final de ano e também no Carnaval.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, disse que os recentes registros de contaminação por Covid-19 e gripe, simultaneamente, em uma mesma pessoa, colocam a comunidade médica e toda a sociedade em estado de alerta.

“Após as festas de final de ano foram registrados dezenas de casos de síndrome respiratória aguda grave, muitos ocasionados pelos quadros de covid e Influenza. Sendo assim, qualquer tipo de aglomeração neste momento pode ocasionar uma situação de nova calamidade no país, que já se encontra diante de um surto de gripe e do avanço da variante ômicron do coronavírus”, disse.

No comunicado, a AMM destaca que a primeira morte causada por H3N2, nova variante da Influenza, foi confirmada em Cuiabá no dia 05 de janeiro. Além disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até quarta-feira (05.01), 559.839 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 14.071 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

“A AMM ressalta que é extremamente necessário que os gestores e técnicos municipais estejam sempre atualizados e trabalhando em consonância, seguindo as orientações não só governamentais como da Organização Mundial de Saúde - OMS, para melhor orientar a prevenção e cuidado da população, uma vez que a capacidade de propagação das contaminações é considerada rápida, o que exige maior atenção para a notificação, confirmação e a intervenção oportuna dos casos”, diz o comunicado.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet