Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Agro

Bananais são fontes de renda para pequenos produtores em MT

Em Nossa Senhora do Livramento (MT) é quase uma tradição cultivar bananeiras e sobreviver delas

08/01/2022 | 08:58

G1

Bananais são fontes de renda para pequenos produtores em MT

Foto: Reprodução

Em Nossa Senhora do Livramento, a 42 km de Cuiabá, cidade conhecida como a terra da banana, pequenos produtores tiram a renda dos bananais. É quase uma tradição cultivar bananeiras e sobreviver delas.

"Nós começamos a trabalhar com a banana desde que me lembro por gente. Somos orgulhosos de nos chamarem de 'papa-banana'", conta a produtora rural Miguelina de Oliveira Campos.

A produtora conta que em tempos em que o clima quente e seco castiga, é superação conseguir salvar as bananeiras.

"Para quem veio na época [de incêndios] e hoje vê tudo verdinho, do jeito que está, se pergunta 'será que queimou mesmo?' Porque não parece", afirma.

Com o cultivo da fruta, a família de Miguelina decidiu investir também na venda de banana frita e farinha de banana

"A farinha está sendo usada principalmente para a saúde. Pelo nosso conhecimento popular, a farinha natural faz bem pra saúde. A banana frita é feita na banha de porco. É uma ajuda grande na renda. Uma coisa é você vender só o cacho da banana, outra é ter o derivado dele pronto", relata a produtora, que vende os produtos por encomenda.

Palmiro Léo de Campos, produtor, conta que trabalha há 30 anos com o cultivo da banana, no mesmo local.

"Meu sustento é esse. Aqui há umas 10 hectares. destinadas a plantação. A gente tem que trabalhar com o que gosta", relata.

Na propriedade, há cerca de 2 mil pés de banana. A produção leva de 10 a 12 meses. O resto depende do sol, das chuvas.

"Nós aqui da roça ficamos muito orgulhosos por estar fazendo agricultura aqui, porque sabemos que há muita gente na cidade que depende da agricultura familiar", diz Miguelina.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet