Quarta-feira, 19 de janeiro de 2022
informe o texto

Notícias | Agro

Excesso de chuvas no Norte Araguaia não prejudicou colheita, mas sim o transporte, diz biólogo

Em determinadas regiões as estradas ficaram intrafegáveis devido às péssimas condições

11/01/2022 | 16:39

Redação Olhar Alerta com Thaísa Santana

Excesso de chuvas no Norte Araguaia não prejudicou colheita, mas sim o transporte, diz biólogo

Foto: Reprodução

O excesso de chuvas que ocorre desde o mês de dezembro e atinge todo o Norte Araguaia não tem prejudicado diretamente o plantio e colheita de sementes da região, mas sim, o transporte dos grãos.

Conforme o biólogo e técnico agropecuário Wiliam Brigatto, até o momento, não há nenhum registro de perda de produtividade no campo relacionado às chuvas, porém, devido à intensidade do fenômeno natural, as pulverizações finais das lavouras tem tido um atraso para serem concluídas. “Ainda tem bastante trato cultural que precisa ser feito. Tanto fungicida quanto controle de pragas, em especial percevejo e lagartas. Mas até o momento as colheitas seguem normalmente”, explicou.

O biólogo explica que os semeadores tem se atentado ao processo de desfolhagem da soja - um procedimento no qual se aplica um produto para que a soja amadureça antes do ciclo. “O pessoal tem tido muita cautela nesse procedimento, não tem feito isso, ou feito áreas pequenas, onde é possível de se colher em um período bastante curto”.

Wiliam afirmou que as chuvas atrapalham de forma expressiva o deslocamento dos caminhões em determinadas regiões em função das pontes que caíram, rios que transbordaram e a própria condição das estradas, com atoleiros, buracos, entre outros.

A semeadura do milho já teve início, porém, alguns produtores enfrentam dificuldades no plantio devido o solo estar muito molhado, mas ainda não há previsão de perdas por conta disso.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet