Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Funai apoia plantio mecanizado de arroz por indígenas na região Araguaia

Toda a produção será destinada para suprir as necessidades das comunidades indígenas

20/01/2022 | 09:38

Redação

Funai apoia plantio mecanizado de arroz por indígenas na região Araguaia

Foto: Reprodução

A unidade descentralizada da Fundação Nacional do Índio (Funai) com sede no município de Ribeirão Cascalheira apoiou o plantio mecanizado de 45 hectares de arroz na Terra Indígena Pimentel Barbosa, estado do Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura de Canarana. Prevista para o mês de abril, a colheita poderá alcançar uma safra de 1.575 sacas de arroz, o que equivale a 86,6 toneladas do grão, beneficiando cerca de 1,7 mil indígenas da etnia Xavante.

Toda a produção será destinada para suprir as necessidades das comunidades indígenas, relata o coordenador regional da Funai, Jussielson Gonçalves Silva. “O cultivo dessa lavoura de arroz só foi possível com o empenho das lideranças indígenas que contaram com o apoio da Funai e da Prefeitura de Canarana, que emprestou a semeadeira/adubadeira para o plantio. A Funai forneceu o calcário para a correção do solo”, afirma Gonçalves. “Fazendeiros vizinhos à Terra Indígena também emprestaram maquinário para os produtores indígenas”, pontua o coordenador regional da fundação.

Gonçalves esclarece que a ideia do apoio ao cultivo do arroz partiu do poder executivo municipal. "No ano passado, a Prefeitura de Canarana havia solicitado um projeto em parceria com a Funai pedindo uma carta de anuência à fundação. Como coordenador regional, levei a proposta até o presidente da Funai, o dr. Marcelo Xavier, para que a gente pudesse inovar e fazer essa parceria com os municípios”, destaca.

“Pelo projeto, todo o investimento é feito pela Prefeitura de Canarana, desde o plantio, a parte de manutenção do solo até o maquinário. Já a Funai atua na fiscalização e no acompanhamento do plantio e da colheita, prestando todo tipo de apoio caso os indígenas precisem”, explica. De acordo com Gonçalves, a unidade da Funai acompanha o projeto por meio dos servidores da Coordenação Técnica Local Água Boa I, do Serviço de Gestão Ambiental e Territorial (Segat) e do próprio coordenador regional, que visita regularmente a Terra Indígena Pimentel Barbosa.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet