Sexta-feira, 26 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Senador de Mato Grosso do Sul denuncia lançamento de agrotóxicos em terras indígenas de Confresa

Conforme a denúncia, não se trata de episódio esporádico ou acidente, mas sim de um “esforço sistêmico e reiterado” para atacar os indígenas.

23/02/2022 | 14:02

Redação

Senador de Mato Grosso do Sul denuncia lançamento de agrotóxicos em terras indígenas de Confresa

Foto: Redação

O senador Fabiano Contarato (PT-ES) apresentou ao Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) denúncia de pulverização de agrotóxicos em regiões ocupadas por indígenas na região de Dourados, no Mato Grosso do Sul. O senador é membro do Conselho.

“Estão em curso graves violações de direitos humanos cometidas contra aldeias indígenas. Conforme noticiado pelo portal UOL, aldeias indígenas têm sido alvo de aviões que pulverizam grandes áreas com agrotóxicos, em flagrante desrespeito à legislação que impede a pulverização por via aérea em regiões populadas”, alerta o senador.

Conforme a denúncia, não se trata de episódio esporádico ou acidente, mas sim de um “esforço sistêmico e reiterado” para atacar os indígenas guaranis-kaiwás que vivem em região de fronteira com fazendas.

“Não é por outra razão que o procurador da República Marco Antônio Delfino chamou essas pulverizações de ‘agressões químicas’. As consequências da contaminação por agrotóxicos já vêm se manifestando na saúde dos indígenas. Diversas crianças e adolescentes foram hospitalizados com sintomas associados a esta contaminação, incluindo dores no peito, estômago e cabeça, tosse seca, falta de ar, vômitos, diarreia e irritação cutânea”, afirma Contarato.

Ainda conforme a denúncia do senador ao CNDH, há indícios de práticas semelhantes em outras regiões do país, como no município de Confresa (MT), onde os tapirapés e os xavantes também têm relatado sofrer com os impactos de agrotóxicos pulverizados por aviões.

“É evidente que esses ataques constituem graves violações de direitos básicos dos indígenas, como o direito à vida e à saúde. Violam-se, ainda, os direitos dos indígenas sobre as terras que ocupam (art. 231, Constituição Federal), posto que estas pulverizações pretendem deslocá-los das regiões ocupadas e contaminam estas terras prejudicando a possibilidade de que eles retirem delas o seu sustento”, frisa o senador.

Contarato pede que o Conselho, no cumprimento das suas competências legais, que incluem promover medidas necessárias à prevenção, repressão, sanção e reparação de condutas e situações contrárias aos direitos humanos e apurar as respectivas responsabilidades, investigue os fatos para determinar os responsáveis por estas violações.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet