Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Atualização do NOAA indica duas semanas de chuvas pelo Brasil

Com exceção do Nordeste, as demais áreas de produção devem receber bons volumes nos próximos dias

10/03/2022 | 07:49

Notícias Agrícolas

Atualização do NOAA indica duas semanas de chuvas pelo Brasil

Um anemógrafo (instrumento que registra continuamente a direção (em graus) e a velocidade instantânea do vento (em m/s), a distância total (em km) percorrida pelo vento)

Foto: Reprodução

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta quarta-feira (8) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mantém a condição de chuva para boa parte do Brasil nos próximos 14 dias. Com exceção do Nordeste, o modelo norte-americano indica chuvas com bons volumes em todas as demais áreas. 

Entre os dias 8 e 16 de março, o NOAA indica chuva entre 80mm e 100mm em algumas áreas do país, se destacando o norte do Mato Grosso e áreas pontuais no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ainda neste período, o modelo mostra condição de umidade nas demais áreas produtoras com precipitação entre 50mm e 60mm no período. 

Já entre os dias 16 e 24 de março, o NOAA prevê mantém o cenário de chuva, mas diminui os volumes em algumas áreas do Centro-Oeste, com destaque para o Mato Grosso do Sul que deve continuar recebendo os maiores acumulados de chuva no período, entre 60mm e 70mm. Também nesta semanam o modelo americano indica chuvas de até 80mm em áreas do Sul do Brasil, São Paulo, Tocantins e norte do Mato Grosso. 

A previsão acrescenta ainda que muitas áreas de instabilidade crescem sobre o Brasil e deixam quase todo o país com muita nebulosidade e condições para chuva nos próximos dias. A maioria das áreas das Regiões Norte e Nordeste e o Mato Grosso podem ter pancadas de chuva e raios a qualquer hora e há risco de chuva forte.

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê os maiores acumulados no leste da região Sul, com precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. O modelo mostra ainda a formação de nuvens nas demais áreas do país, mas mantendo a condição típica da estação, irregular e em forma de pancadas, indo de encontro com a previsão da consultoria Climatempo. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet