Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Novo golpe usa Helô, assistente virtual do Meu INSS

Atendente não entra em contato com a pessoa e não existe no WhatsApp

23/03/2022 | 14:55

Agência Brasil

Novo golpe usa Helô, assistente virtual do Meu INSS

Foto: Reprodução

Novo golpe na praça, e agora usando a Helô, uma assistente virtual que aparece apenas no Meu INSS. Os golpistas fornecem até alguns dados dos beneficiários e dão um protocolo para mostrar credibilidade.

Mas atenção: a ilustração da assistente virtual, que é um plantão de dúvidas, só pode ser acessada na web ou aplicativo. Ela nunca vai buscar o segurado pelo WhatsApp para ter uma conversa. Então, se receber um WhatsApp desses é preciso bloquear na hora. 

O INSS avisa que nunca entra em contato direto com a pessoa. Quando informa o cidadão por SMS, o número usado é o 280-41, e sempre que o INSS convoca o cidadão, fica registrado no Meu INSS. A convocação pode ser verificada também pelo telefone 135.

Para maior segurança, o beneficiário deve manter sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço, no Meu INSS ou pelo 135.

Além disso, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação, seja para agendar um serviço ou entregar algum documento: aplicativo/ site Meu INSS ou agência da Previdência Social - e isso com agendamento.

É bom saber que, quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.

Em caso de golpe, não esqueça de denunciar à ouvidoria, pela internet ou pelo telefone 135, e registrar um boletim de ocorrência, além de comunicar ao banco em que recebe o benefício.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet