Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Defensoria Pública de Mato Grosso já realizou 445 atendimentos no Mutirão Rural 2022

A 1ª edição do Mutirão Rural em 2022, que teve início no dia 16 de fevereiro, já passou por 12 comunidades rurais em Mato Grosso

29/03/2022 | 07:36

Redação

Defensoria Pública de Mato Grosso já realizou 445 atendimentos no Mutirão Rural 2022

Foto: Divulgação

A Defensoria Pública de Mato Grosso já realizou 445 atendimentos na 1ª edição do Mutirão Rural em 2022, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e parceiros.

Os defensores públicos Daniel de Souza Pinto, Marcos Machado, Leandro Torrano, Ubirajara Luca, Gonçalbert Torres de Paula, Hevillin Nazário de Figueiredo e Iderlipes de Freitas Júnior, bem como seus respectivos assessores, já aturam no mutirão desde o primeiro evento, dia 16 de fevereiro.

Segundo os defensores, as principais demandas foram a confecção de declaração de hipossuficiência para obtenção de documentos, como a segunda via de RG, orientações jurídicas em geral, e encaminhamento de atendimento para o Núcleo responsável, quando necessário.

Este ano, já foram realizados eventos em 12 comunidades rurais de Mato Grosso – Cachoeirinha, São José, Seringal II, Assentamento 12 de Outubro, Assentamento ENA, Groslândia, Pascoval, Santiago do Norte, Balneário Pubi, Gleba União, Bojuí e Capão Verde.

Ainda estão previstos mais dois eventos nessa primeira fase do mutirão – nesta sexta-feira (25) em PA Campinas, próxima a São José do Rio Claro (325 km de Cuiabá), e no sábado (26) em Marechal Cândido Rondon, no município de Campo Novo do Parecis (391 km da capital).

Além da assistência jurídica gratuita, cerca de 30 serviços são ofertados à população local, como atendimento médico e odontológico, consulta oftalmológica, produção de óculos de grau, educação financeira, educação no trânsito, corte de cabelo, entre outros.

Em 2021, foram realizados 17 eventos. Ao longo de 2022, a previsão é de 50. A programação está sujeita a alterações, de acordo com os decretos municipais vigentes nas datas previstas das ações. A cerimônia de lançamento do projeto ocorreu no dia 11 de fevereiro.

Parceiros institucionais – Assim como a Defensoria Pública, também participam da ação os Sindicatos Rurais, Prefeituras Municipais, Sicredi, Federação dos Trabalhadores na Agricultura em Mato Grosso (Fetagri), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e Justiça Comunitária.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet