Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Educação

Natural de Canarana, Sthephany Gromann conquista medalha inédita na Olimpíada do Conhecimento Brasil

A competição é a seletiva nacional para a WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece a cada dois anos

30/03/2022 | 09:43

Redação

Natural de Canarana, Sthephany Gromann conquista medalha inédita na Olimpíada do Conhecimento Brasil

A jovem canaranense Sthephany Gromann

Foto: Reprodução

A jovem Sthephany Gromann, 21 anos, conquistou na última semana o terceiro lugar na Olimpíada do Conhecimento na ocupação Tecnologia da Moda. Essa é a primeira vez que uma representante de Mato Grosso é medalhista na modalidade na competição – que reúne estudantes de alto nível de todo o país.

Desde pequena, Sthephany observava a avó materna trabalhar na máquina de costura algo que lhe rendeu muito mais do que memórias afetivas da infância. O interesse por saber como a técnica funcionava e como uma linha tão fina poderia ser forte o suficiente para sustentar peças de roupas por inteiro a levou a aprender a costurar quando ainda tinha sete anos.

Na adolescência, ao se deparar com o desafio de escolher qual profissão iria seguir, Sthephany, que é filha de administradora e de comerciante, sabia que as profissões ditas tradicionais não eram para ela, “eu sempre soube que queria fazer algo diferente, algo em que eu pudesse me expressar”, além disso, a estudante relata que em sua cidade, Canarana, não havia muitas opções de lojas com roupas que combinassem com o seu estilo, “ou eram peças muito caras ou não serviam em mim”.

Logo percebeu que poderia unir os conhecimentos aprendidos com a avó e o interesse no mundo fashion para criar suas próprias roupas, “foi quando eu descobri a faculdade de moda, eu que já sabia desenhar e costurar não pensei duas vezes”. Foi a equação perfeita! A jovem de Canarana se mudaria, então, para a cidade grande em busca dos seus sonhos.

“Uma moda que te respeite, é sobre isso que deveria ser”, conta a estudante, que ao longo da adolescência teve dificuldades em encontrar modelagens adequadas ao seu corpo “aliás, a moda deveria ser sobre se sentir bem, feliz e bem consigo mesma e não ao contrário”, por isso o objetivo sempre foi aprender a costurar e modelar profissionalmente para ter seu próprio ateliê para atender à essa demanda.

“Quando soube dos cursos em vestuário do Senai Cuiabá, me identifiquei prontamente, era realmente o que eu desejava”, conta. E graças ao talento e comprometimento com o seu trabalho, acabou sendo selecionada para participar da Olímpiada do Conhecimento.

A competição

Longe de parecer uma competição de amadores, a disputa é digna da alta costura e reúne estudantes de alto nível de todo o Brasil.

Para esta edição, a prova aconteceu no litoral capixaba e foi dividida em uma verdadeira maratona de quatro módulos que incluem: desenho de moda, modelagem e encaixe, draping (também conhecida como moulage, uma técnica de modelagem tridimensional) e, ainda, a criação e confecção no prazo de 13 horas de um casaco inspirado no renomado estilista britânico Alexander McQueen.

Foram três anos de preparação para a competição – que chegou a ser adiada duas vezes devido à pandemia da Covid-19 – relata a estudante, que durante este período treinou todos os dias ao lado de sua mentora – e grande amiga – a instrutora Maria Eunice Gugelmin. “Desde o primeiro dia, ela se mostrou extremamente comprometida com o seu trabalho e esse é o seu grande diferencial”, comenta a professora completamente orgulhosa da pupilo.

Com muita técnica e criatividade, a jovem mato-grossense impressionou os jurados com a perfeição dos detalhes e acabamento das peças “não tinha pra ninguém!”, comemora a gerente do Senai Cuiabá, Mozara Guerreiro, “a Sthephany surpreendeu toda bancada durante a prova, nós a conhecemos e sabíamos que estávamos diante de uma excelente competidora”, relata, desbancou competidoras de outros estados tidos como tradicionais na ocupação, como Paraná e Rio de Janeiro.

Planos para o futuro

De volta para casa, com a medalha no peito e o casaco vencedor na bagagem, a jovem retorna com a sensação de missão cumprida.

Os treinos intensos agora fazem parte da história de sua conquista, Sthephany, pretende se dedicar às criações personalizadas de moda festa e casual chique de sua marca Felícia Ateliê e a sua mais recente paixão: ensinar. “Trazer felicidade! Fazer com que as pessoas se sintam realizadas, seja vestindo algo que abrace o corpo, seja capacitando pessoas para serem independentes criar suas próprias vestimentas e carreiras”, conclui.

No Senai Cuiabá é possível estudar mais sobre vestuário industrial, o profissional cria peças de roupas e envolvem habilidades que incluem o design, modelagem, corte, e manufatura e finalização das peças de roupa. 
A Olimpíada do Conhecimento

A competição é a seletiva nacional para a WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece a cada dois anos.

No dia 4 de abril, três jovens de Rondonópolis vão disputar a final direta da ocupação em Manufatura Integrada, considerada a modalidade mais difícil da competição. Se vencerem, terão a oportunidade de disputar o mundial em Xangai.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet