Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Deputado de MT apresenta projetos que libera porte de arma a advogados e mulheres com medida protetiva

Propostas foram apresentadas nesta quarta-feira (30) para apreciação dos parlamentares estaduais

31/03/2022 | 07:38

Redação

Deputado de MT apresenta projetos que libera porte de arma a advogados e mulheres com medida protetiva

Deputado Gilberto Cattani é o autor das propostas de flexibilização do uso de armas

Foto: JLSiqueira / ALMT

Dois projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para a liberação do porte de armas para mulheres vítimas de violência com medidas protetivas e advogados no estado.

As duas propostas são de autoria do deputado Gilberto Cattani (PL) e foram apresentadas nesta quarta-feira (30/03/22) pelo parlamentar.

A primeira propositura prevê a liberação do porte de armas para mulheres com medida protetiva decretada por ordem judicial. O texto prevê ainda o relaxamento dos critérios para obtenção de arma de fogo por essas mulheres.

Segundo o autor, a intenção é dar condições para defesa da vida da mulher.

O outro projeto apresentado por Cattani libera o porte de arma de fogo para defesa pessoal dos advogados.

No entanto, não isenta o profissional de preencher todos os requisitos para obtenção de arma de fogo.

O texto prevê que o advogado precisa estar ativo nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); tenha aptidão técnica e psicológica para o manuseio e ausência de condenação criminal.

Segundo o projeto, a ideia é equiparar o profissional da advocacia ao que já está em lei para os membros do Ministério Público, juízes e desembargadores.

O deputado afirmou que o projeto busca reforçar os meios de autodefesa, para proteção da vida. Destaca que os profissionais são indispensáveis a administração da justiça, sendo que, em seu ministério privado, o advogado presta serviço público e exerce função social.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet