Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Mato Grosso

Novo secretário de Fazenda afirma compromisso com gestão fiscal do Estado

Fábio Pimenta foi empossado nesta segunda-feira (04.04) como titular da pasta fazendária

05/04/2022 | 08:42 - Atualizada em 05/04/2022 | 09:19

MidiaNews

Novo secretário de Fazenda afirma compromisso com gestão fiscal do Estado

Foto: Reprodução

O novo secretário de Fazenda, Fábio Fernandes Pimenta, assumiu o cargo com o compromisso de continuar o planejamento e trabalho executado nos últimos anos, voltado a manutenção do equilíbrio fiscal do Estado.

A nomeação do gestor, que substitui o ex-secretário Rogério Gallo, ocorreu nesta segunda-feira (04.04), no Palácio Paiaguás. Gallo deixou a pasta fazendária para assumir a Casa Civil.

Fábio Pimenta estava à frente da Secretaria Adjunta de Receita Pública desde 2019 e afirma que foi uma honra ter participado da mudança ocorrida no Governo do Estado nos últimos três anos.

“Tenho um orgulho muito grande de ter participado como Adjunto de Receita Pública, colaborando com o secretário Rogério Gallo na condução das finanças do Estado e com isso transformando a gestão fiscal do Estado”.

Em sua fala, o gestor destacou as conquistas alcançadas na parte fiscal e econômica, dentre elas, está o saneamento das contas públicas e o equilíbrio fiscal, além da nota A na Capacidade de Pagamento (CAPAG), que foi avaliada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e que mede a saúde fiscal do Estado. Com isso, o Governo de Mato Grosso ficou elegível para receber da União garantias em transações de financiamento e com uma boa condição de atratividade para novos investidores.

“Tudo isso propiciou todas as entregas que o Governo tem feito e uma redução inédita de impostos no país. Já está em vigor a redução do ICMS da energia elétrica, da gasolina, do óleo diesel, do gás e da internet e telefonia. E não podemos esquecer da redução do IPVA dos veículos, além disso, nós congelamos o valor do imposto para esse ano, beneficiando toda a sociedade”, pontua Fábio Pimenta.

Para Pimenta o desafio agora, além de dar continuidade ao trabalho, é proporcionar mais serviços digitais e facilidades para o cidadão. “Nós temos o desafio de proporcionar cada vez simplificação tributária e também políticas tributárias que induzam o desenvolvimento econômico do Estado, para que beneficiem toda a população, seguindo exatamente aquilo que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, com muita honestidade e humildade”.

Currículo do novo gestor
 
Fábio Fernandes Pimenta é natural de Rondonópolis (MT) e possui graduação em Engenharia Civil, com pós-graduação nas áreas de Gestão Tributária, Gestão Pública e Direito Tributário. Atualmente é, também, acadêmico do Curso de Direito.

Funcionário de carreira do fisco estadual, ele ingressou na Secretaria de Fazenda em julho de 2004 como Agente de Tributos Estaduais e, no mesmo ano, tomou posse no cargo de Fiscal de Tributos Estaduais.

Fábio já atuou em diversas áreas na pasta fazendária, dentre elas as Gerências de Fiscalização Segmentada e de Planejamento da Prestação de Serviços.

Durante sua carreira foi também Gerente de Comércio Exterior e Substituição Tributária e Gerente de Controle de Comércio Exterior. Exerceu ainda o cargo de chefia da Unidade de Relações Federativas Fiscais, da Unidade Executiva da Receita Pública e da Unidade de Política Tributária.

Atuou como representante de Mato Grosso na Comissão Técnica Permanente do ICMS – COTEPE/ICMS, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet