Quinta-feira, 25 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Pivetta visita Canarana, percorre trecho até Gaúcha do Norte e propõem parcerias para a construção de asfalto

Sobre a MT-427, um trecho de pouco mais de 60 km entre o Culuene e Gaúcha do Norte, Pivetta colocou que o Governo do Estado será parceiro na pavimentação

08/04/2022 | 09:13

O Pioneiro

Pivetta visita Canarana, percorre trecho até Gaúcha do Norte e propõem parcerias para a construção de asfalto

O vice-governador, Otaviano Pivetta, em visita à Canarana

Foto: Reprodução

Em sua passagem pelos municípios de Canarana e Gaúcha do Norte, durante a quarta-feira (06), o vice-governador de Mato Grosso Otaviano Pivetta reafirmou seu posicionamento quanto a necessidade de fazer parcerias com as prefeituras, para tocar projetos e obras, principalmente relacionadas à infraestrutura. 

Hoje, Mato Grosso tem mais de 22 mil km de rodovias não pavimentadas, sem contar as ruas sem asfalto na grande maioria das cidades. Conforme Otaviano, a quantidade de construtoras que participam das licitações públicas já está no limite, devido à grande quantidade de obras em andamento. Ele sugere, como solução, que cada prefeitura se torne uma ‘construtora’ de asfalto. Nessa parceria, o Governo do Estado entra com o recurso e os municípios fazem o projeto e executam a obra.

“Nas condições burocráticas que o setor público se encontra, a morosidade e o peso da máquina são muito grandes. Tenho feito um trabalho de muito diálogo com os prefeitos, mostrando a importância da prefeitura aprender a fazer estradas, pavimentar ruas, montar uma equipe eficiente e capacitada para enfrentar esses problemas. O Governo de Mato Grosso está pronto para ser parceiro em projetos, convênios e licitações”, disse.

Para auxiliar as prefeituras, o Governo de Mato Grosso está implementado um projeto que se resume em incentivar os municípios a comprarem máquinas e a cada equipamento adquirido, o Estado doa outro. Com isso, as prefeituras podem montar patrulhas para trabalhar na recuperação de estradas de chão e na construção de asfalto. Na oportunidade da vinda do vice-governador, essa proposta foi feita aos municípios de Canarana e Gaúcha do Norte.

Em Canarana, Pivetta se encontrou com o vice-prefeito Vilson Biguelini, a secretária de Obras Eliane Felten, vereadores e demais autoridades locais. Representantes de Gaúcha do Norte, como o prefeito Nei Goiano e a diretoria da associação Amex também acompanharam o trajeto da comitiva entre os dois municípios, passando pelas MTs 020 e 427. Na oportunidade o vice-governador confirmou o tapa buraco e o micro pavimento em todo trecho da MT-020 ainda nesse ano.

Sobre a MT-427, um trecho de pouco mais de 60 km entre o Culuene e Gaúcha do Norte, Pivetta colocou que o Governo do Estado será parceiro na pavimentação, mas para agilizar o processo, pediu para que os dois municípios façam o projeto e, depois, em parceria com a Amex, execute a obra. A associação, atualmente, é a responsável pela pavimentação da MT-129, entre Gaúcha do Norte em direção a Paranatinga.

Conforme o vice-prefeito Vilson Biguelini, foi firmado o compromisso com Pivetta de que Canarana irá adquirir duas máquinas nesse projeto, recebendo quatro, para o início da montagem de uma nova patrulha para essa finalidade. “Estreitamos o laço com o vice-governador, para muitos projetos que irão beneficiar Canarana e toda a região muito em breve”, disse Biguelini.

Outro programa que o Governo de Mato Grosso criou vai na mesma linha de parceria. Nela, o Estado transfere recurso para a pavimentação urbana, desde construção de asfalto novo, quanto de recuperação. Em Canarana, por exemplo, serão investidos nos próximos dias quase 10 milhões de reais com lama asfáltica para recuperar 500 mil metros quadrados do pavimento de ruas e avenidas.

Ainda em Canarana, Pivetta visitou o novo prédio da Escola Estadual 31 de Março, que foi construído numa parceria entre Estado e Município. O deputado estadual foi um dos grandes responsáveis pela articulação do convênio. Novamente, ao ser indicado a construção de quadra poliesportiva e outras benfeitorias na escola, Pivetta colocou que o Governo de Mato Grosso está à disposição, mas pediu que sejam produzidos os projetos.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet