Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Governo de MT intensifica ações voltadas para a qualidade de vida dos servidores

No Dia Mundial da Saúde confira algumas iniciativas promovidas pela Seplag, pasta responsável pela gestão de pessoas do Estado

08/04/2022 | 09:23

MidiaNews

Governo de MT intensifica ações voltadas para a qualidade de vida dos servidores

Foto: Reprodução

O Dia Mundial da Saúde é comemorado nesta quinta-feira, 7 de abril, data que coincide com a de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, e que tem o intuito de conscientizar e propor à população reflexões sobre a qualidade de vida.

O governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), tem intensificado cada vez mais as ações voltadas para os cuidados com a saúde dos servidores.

Através do programa “Ação Vida Saudável” realizou ao longo desses três anos uma série de projetos que fomentam a cultura da atenção para temas relacionados à saúde do corpo e da mente, buscam a prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e a obesidade e estimulam o poder do hábito como estratégia para se alcançar o bem-estar.

“Como órgão central de gestão de pessoas do Estado, a Seplag sempre busca expandir para as outras secretarias as ações aqui desenvolvidas. Além de prezar pela saúde do servidor, todas essas ações ajudam a evitar que eles se afastem do trabalho”, destacou o titular da pasta, Basílio Bezerra.

Confira as principais iniciativas da Seplag e como ter acesso aos conteúdos.

Ginástica Laboral: Consiste na prática de exercícios para se fazer no ambiente de trabalho. Também conhecida como ginástica de pausa, ela pode ser feita antes, durante ou no final da jornada de trabalho. Confira as videoaulas no canal da Seplag-MT no YouTube.

Treino Funcional: É um método baseado em movimentos do cotidiano, como levantar, agachar, puxar ou empurrar. O objetivo desses exercícios é fortalecer, definir, melhorar a flexibilidade e aumentar a resistência e o equilíbrio corporal para os movimentos do dia a dia. Confira as videoaulas no canal da Seplag-MT no YouTube.

Mindfulness: Traduzido para o português, mindfulness significa atenção plena. Nesta prática as videoaulas ensinam, por meio do controle da respiração, a manter o foco, a superar as pressões do dia a dia, o estresse, o cansaço, a falta de concentração e as dificuldades nas relações interpessoais. Confira as videoaulas no canal da Seplag-MT no YouTube.

Ativa Servidores: Trata-se de aulas de iniciação nas modalidades de voleibol e futsal, com objetivo de ensinar fundamentos básicos e condicionamento físico para a prática destas modalidades. O projeto foi implementado, a princípio, para os servidores da Seplag e posteriormente serão abertas vagas para outras secretarias.

Pesagem Mensal: Consiste em auxiliar os servidores no automonitoramento do peso ao realizar, mensalmente, o exame de bioimpedância que mede, entre outras coisas, a quantidade de gordura corporal da pessoa. Também tem como objetivo incentivar hábitos nutricionais mais saudáveis e a prática regular de atividades físicas. Projeto-piloto em execução na Seplag.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet