Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Educação

Avaliação de fluência em leitura é aplicada para estudantes de São José do Xingu

A avaliação teve como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico a partir dos dados levantados da realidade leitora de cada criança, para contribuir com as práticas focadas nas necessidades dos estudantes

12/04/2022 | 09:27

Semana7

Avaliação de fluência em leitura é aplicada para estudantes de São José do Xingu

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de São José do Xingu promoveu, na última quarta-feira (6), a avaliação sobre fluência em leitura de estudantes da Educação Infantil de 5 anos, 1°ano e 2° ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal. As escolas do distrito Santo Antônio do Fontoura também foram avaliadas.

A avaliação teve como objetivo subsidiar o trabalho pedagógico a partir dos dados levantados da realidade leitora de cada criança, para contribuir com as práticas focadas nas necessidades dos estudantes.

A avaliação está voltada à identificação do nível de fluência leitora dos estudantes. Esta capacidade constitui-se na capacidade em condição básica para compreensão de textos e interação subsequente com o conjunto de conhecimentos aos quais os alunos passam a ter acesso ao longo do processo de escolarização.

A ação é promovida pela SEMED, por meio do Alfabetiza MT, e norteada pelo Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC).

Os resultados possibilitarão identificar o nível de leitura das crianças, de modo que atividades específicas possam ser implementadas para desenvolver a capacidade dos alunos.

A avaliação foi realizada nas escolas, de forma individual, com o tempo médio de aplicação em torno de 10 minutos.

Os resultados serão divulgados e socializados junto à rede estadual e, por adesão, da rede municipal, realizando assim discussões e planejamentos pedagógicos a partir das análises dos dados coletados, bem como também acompanhar e monitorar o desenvolvimento dos alunos da rede no seu processo de alfabetização e também formações para os professores da Educação Infantil 5 anos, 1°ano e 2° ano do ensino fundamental. 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet