Sexta-feira, 19 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Política

Câmara Municipal aprova por unanimidade contas de 2020 da Prefeitura de Canarana

Em relação aos apontamentos, foram poucos e de baixa gravidade

28/04/2022 | 10:02

O Pioneiro

Câmara Municipal aprova por unanimidade contas de 2020 da Prefeitura de Canarana

O Prefeito Fábio Faria

Foto: Divulgação

A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, as contas anuais de governo da Prefeitura Municipal de Canarana-MT, relativas ao exercício de 2020, sob responsabilidade do prefeito Fábio Faria. O voto dos vereadores acompanhou o parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que também aprovou por unanimidade.

Conforme parecer do TCE, as despesas com pessoal atingiram 48,79%, quando o limite máximo é de 54%. Na educação foram investidos 26,25%, quando o limite mínimo é de 25%. Na saúde foram investidos 22,04%, quando o mínimo é de 15%. O repasse ao Legislativo foi de 5,31%, quando o máximo é de 7%.

Em relação aos apontamentos, foram poucos e de baixa gravidade. O TCE orientou para que a estimativa entre receita e despesa seja melhor avaliada, que sejam fixadas as metas de resultados compatíveis com a atual conjuntura econômica, além de promover ações para cobrar valores da dívida ativa.

Vale destacar que até poucos anos, a maior aplicação do Município sempre foi em saúde, que superava a casa dos 30% do orçamento. Isso acontecia porque o município precisava, muitas vezes, se responsabilizar pela média e alta complexidade, algo que não é de sua competência. Com isso, faltavam recursos para, principalmente, fazer investimentos em obras.

Com o aumento da receita do orçamento, o Município conseguiu diminuir o percentual aplicado em saúde, porém sem diminuir o montante. Com isso, mais recursos foram destinados para a Secretaria de Obras, responsável pelos investimentos como em logística.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet