Quarta-feira, 24 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Filha de São Félix do Araguaia é destaque de capa do principal jornal de Mato Grosso no Dia das Mães

Em entrevista concedida ao Jornal a Gazeta na sua sala de trabalho, Quezia Limoeiro contou um pouco de sua intensa rotina

12/05/2022 | 07:54

Gazeta

Filha de São Félix do Araguaia é destaque de capa do principal jornal de Mato Grosso no Dia das Mães

Foto: Reprodução

Mãe, esposa, ocupando a chefia de Gabinete da deputada Janaina Riva (MDB), única deputada mulher da Assembleia Legislativa. a odontóloga Quezia Limoeiro de 39 anos, nascida em São Félix do Araguaia, agora também divide diariamente estas funções com o quinto mês de gestação de Maria Júlia, que vai nascer 25 dias antes das eleições de outubro próximo.

As dezenas de atribuições diárias que divide entre atividades profissionais e pessoais não são fáceis, mas são levadas com muito amor, determinação e realismo pela servidora pública que se formou em odontologia, mas acabou trilhando sua carreira na política.

Em entrevista concedida ao Jornal a Gazeta na sua sala que, inclusive, fica ao lado da de Janaina, Quezia contou um pouco de sua intensa rotina, que começa às 6 horas da manhã, quando ela se levanta para se arrumar e preparar a mamadeira do filho Bento, de apenas 1 ano e 1 mês, que também é fruto do casamento com o advogado Luluca Ribeiro.

“Eu acordo às 6 horas, já tomo banho e faço maquiagem. De roupão, já vou preparar a mamadeira do Bento que acorda lá pelas 6h40. Depois dou banho nele, o arrumo para ir à escola. Depois de deixá-lo no colégio, venho para Assembleia Legislativa”, detalha.

Chefe de gabinete de uma deputada que possui uma agenda super dinâmica, Quezia é responsável por comandar todas as atividades do mandato, da equipe de apoio parlamentar e pelo atendimento de diversas personalidades políticas e demandas de populares que chegam até o gabinete da parlamentar, a mais votada de Mato Grosso na última eleição.

No meio da rotina agitada, a pausa para o almoço é rápida. Inclusive, ela busca o filho na escola, deixa em casa com a babá e retorna para o Legislativo, onde segue até as 18h30. Depois de cumprir com os compromissos diários, Quezia retorna para casa, onde prepara a janta e organiza as coisas para o dia seguinte.

O filho dorme cedo, às 19h30. É partir dai que Quezia desacelera e vai poder finalizar as mensagens do WhatsApp e ter um tempo mais reservado para conversar com o marido que, segundo ela, é super parceiro na corrida do dia a dia.

“Não é fácil, tenho um bebê que mama duas vezes na noite ainda, passo a madrugada e levanto cedo, mas venho com amor para estar onde eu estou. Tudo isso porque é com amor que eu sou mãe, com amor eu escolhi o meu marido e é com amor que eu escolhi isso aqui”, pontua.

Paixão pela política - Natural de São Felix do Araguaia (1.148,8 km de Cuiabá) e filha do ex-prefeito da Cidade, Filemon Limoeiro, Quezia sempre teve laços fortes com a política. Já coordenou campanhas na região do Araguaia dos ex-governadores Silval Barbosa e Blairo Maggi (PP), do senador Wellington Fagundes (PL) e do ex-presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva, pai de Janaina.

Além disso, a chefe de Gabinete ainda é casada com o advogado Luiz Artur Oliveira Ribeiro, mais conhecido como Luluca Ribeiro (MDB), que foi candidato a vereador nas eleições de 2020 e é sobrinho do ex-governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira.

“Meu avô e minha família sempre estiveram envolvidos na política. Meu pai é ex-prefeito de São Felix do Araguaia e me ensinou que nós não somos nada se não pudermos contribuir com a vida das pessoas em qualquer tipo de situação. E a política te proporciona isso”, pontua.

Quezia conheceu Janaina aos 6 anos de idade, mas foi quando veio morar na capital para estudar odontologia que recebeu o pedido de José Riva para que acompanhasse a deputada por 15 dias durante a campanha eleitoral de 2015, ano que Janaina conquistou o primeiro mandato de deputada estadual.

“Ele [José Riva] falou pra mim: viaja com Janaina uns 15 dias por favor, vocês duas são mulheres e se entendem, dá um giro com ela. Dai rodamos mais de 100 municípios e aqui estou até hoje. Nós duas temos o mesmo perfil, não é atoa que sou a chefe de Gabinete dela, temos o mesmo pensamento e a gente se dá muito bem”, comenta.

Há 7 anos no comando do gabinete da única deputada mulher do parlamento, Quezia não pretende se candidatar, pelo menos por hora. Ela afirma que ama estar nos bastidores e pontua os desafios para vencer o preconceito e conquistar a credibilidade da população.

“As pessoas começaram a olhar Janaina como deputada, mulher, como uma deputada de conceito na política, que foi mãe muito jovem e que tem a sensibilidade para cuidar das pessoas. Ela leva qualquer tipo de briga às últimas consequências. O nosso trabalho hoje exige 99% de presença porque a mulher na sua vida profissional sempre tem que marcar território para mostrar que é capaz de fazer as coisas. Sem ser feminista no sentido da palavra, mas as pessoas muitas vezes ainda não dão credibilidade para as mulheres que estão no poder”, pontua.

Gravidez e eleições - Em meio a rotina intensa no gabinete, Quezia cuida da gravidez da segunda filha, de Mária Júlia, que vai nascer no auge da campanha eleitoral a qual Janaina buscará a reeleição. A gravidez estava programada para depois do processo eleitoral, mas acabou acontecendo. Agora, a chefe de Gabinete planeja realizar um parto normal para poder encarar a empreitada política ao lado de Janaina.

O primeiro filho, Bento, nasceu no auge da pandemia. Após sofrer “depressão pós-parto” por excesso de cuidados com o primogênito, hoje Quezia encara a realidade de uma maneira diferente e diz que prefere não romantizar a maternidade.

“Eu já estou conversando com ela e falando: minha filha, você vai nascer, vai ver mais sua avó, suas tias porque eu tenho que ir. É 15 dias que o coração dói, mas é o trabalho de estar nas urnas e eu não vou dar conta de ficar de fora”, relata. Segundo ela, não só Bento quanto Maria Júlia crescerão sabendo que os momentos de ausência são para construir o melhor para eles.

“Nossos filhos precisam entender que é a partir do que fazemos é que nós vamos poder proporcionar algo melhor para eles. Têm muitas mães que pensam que você tem que se adaptar à rotina dos filhos, e eu já acho que são meus filhos que têm que se adaptar às minhas rotinas. Desde muito pequeninhos eles já sabem que eu tenho que levantar cedo para trabalhar porque nós precisamos trabalhar. E eu já falo para ela [Maria Júlia] que tá na barriga também”, brinca.

Mensagem às mães - Diante de uma trajetória extensa e corrida, Quezia também deixa uma mensagem às mulheres, que assim como ela, se dividem diariamente entre a vida profissional e pessoal.

“Ser mãe é se dedicar até o dia da nossa morte. Tudo que a gente vive ou faz é para deixar para nossos filhos. Isso não é só o bem material, mas sim o amor. Se a gente consegue transmitir isso para nossos filhos e para as pessoas que estão ao nosso redor, pra mim, esse é o maior legado de ser mãe. Para todas as mães do Estado de Mato Grosso: força, amor e fé, é isso que temos que levar todos os dias”, finaliza ela.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet