Terça-feira, 23 de abril de 2024
informe o texto

Notícias | Brasil/Mundo

Covid entra na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças

Governos locais, estaduais e federal devem receber notificações em 24h

17/05/2022 | 10:10

Agência Brasil

Covid entra na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças

Foto: Reprodução - Ilustrativa

O Ministério da Saúde incluiu a Covid-19 na Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (16), médicos e outros profissionais de saúde passam a ser obrigados a notificar casos associados ao novo coronavírus. Tanto os que trabalham no sistema privado quanto no público.

A normativa inclui a infecção do Sars-CoV-2 como causa da Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Também entram na lista nacional de notificação compulsória duas possíveis complicações da infecção: a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica associada à covid-19 e a Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Adultos, também associada à covid-19.

No total, 52 doenças ou agravos devem ser informados ao Ministério da Saúde quando identificados. Dependendo do problema de saúde, a notificação pode ser imediata ou semanal.

As notificações de Covid-19, por exemplo, devem ser comunicadas, em até 24 horas, ao Ministério da Saúde e às secretarias estadual e municipal de saúde.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet