Sexta-feira, 29 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Cidades

Pesquisadores de MT criam guia de identificação de aves em aldeias Xavante em Canarana

Projeto busca proporcionar a sustentabilidade da comunidade indígena local

19/05/2022 | 08:19

G1

Pesquisadores de MT criam guia de identificação de aves em aldeias Xavante em Canarana

Foto: Reprodução

Pesquisadores do Projeto Aldeia Sustentável fizeram a catalogação de aves das comunidades Xavante, em Mato Grosso. Já foram impressos três mil guias de bolso e distribuídos para as escolas indígenas de Canarana.

Segundo os pesquisadores, o guia pretende ampliar o conhecimento sobre a avifauna da região e contribuir para a educação com informações sobre o conhecimento local acerca das aves silvestres. O projeto de impressão dos guias de bolso foi financiado pela Prefeitura de Canarana.

Ao todo, foram catalogadas 1.997 espécie de aves. Segundo a pesquisadora Cleide Arruda, o Brasil é o segundo pais do mundo em diversidade de avifauna.

Ela destacou que o cerrado é o terceiro bioma em riqueza de aves em território nacional, com 856 espécies catalogadas.

Até o momento, já foram registradas para a área ao entorno da Aldeia Belém, 126 espécies de aves, isto representa 58% das aves já observadas em Canarana.

Cleide Arruda destaca que a pesquisa permitiu ampliar o conhecimento da avifauna (conjunto de aves na região) e mastofauna (conjunto de mamíferos) de médio e grande porte, suas interações com as plantas, vocalizações e os registros fotográficos que foram feitos.

O projeto foi acompanhado por quatro monitores indígenas, o que proporcionou troca de informações acerca das aves e seus ambientes.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet