Quinta-feira, 28 de março de 2024
informe o texto

Notícias | Economia

Presidente da Aprosoja se reúne com ministros e cita reajustes no agro

Ele participou de agenda e tratou do plano safra, aumento no custo da produção e comércio de carbono

26/05/2022 | 09:21

Redação

Presidente da Aprosoja se reúne com ministros e cita reajustes no agro

Foto: Reprodução

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, se reuniu com ministros da gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) para falar sobre reajustes generalizados em toda a cadeia produtiva do agronegócio. 

Os encontros ocorreram na segunda-feira (24) e terça (25) em Brasília, com os ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Marcos Montes, e Meio Ambiente (MMA), Joaquim Leite.  

“Apresentei aos ministros questões internas e externas que impactam no custo de produção e que vem refletindo em um reajuste generalizado em toda a cadeia produtiva", disse. 

"É importante entender que a conta não é apenas do produtor rural e que quem acaba pagando é a população, na prateleira do supermercado”, acrescentou. 

Entre os temas na pauta com o MAPA estiveram o plano safra 2022/2023, o alto custo dos insumos agrícolas e, principalmente, os desafios da produção de grãos em Mato Grosso, que carece de estrutura da “porteira para fora” para se manter competitivo. Isso, segundo ele, inclui logística adequada para escoamento da produção. 

Além disso, ele citou o impacto na quebra da safra de milho, com uma perda estimada em 4 milhões de toneladas por conta da estiagem prolongada.  

Já na reunião de hoje com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Cadore apresentou ao ministro Joaquim Leite o trabalho pioneiro realizado pela Aprosoja-MT sobre sequestro de carbono na agricultura. Ele solicitou mecanismos de comercialização do produto em benefícios dos produtores mato-grossenses.  

“Também sugerimos ao presidente da FPA, o deputado federal Sérgio Souza, que a Frente represente as multinacionais de fertilizantes na Organização Mundial do Comércio (OMC) por formação de cartel pelas altas sem precedentes deste insumo, caso contrário, poderá ocorrer um desabastecimento mundial de alimentos”, completou.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet